Monday 21 January 2008

Toyota Corolla: Até mete nervos!

Os automóveis club europeus, publicam anualmente um pequeno livrinho , intitulado " fiabilidade". Nesta pequena compilação, descreve-se em traços gerais o modo como os diversos modelos do mercado se comportam, e quais os seus problemas e "caprichos" mais comuns.

Outros Automóveis Club, como têm uma postura passiva que privilegia as negociatas com os importadores, e deles dependem grandemente para subsistirem, optam por uma politicamente correcta neutralidade, que em nada favorece o automobilista. Por isso,nesses países, as pessoas continuam a comprar Passats,Opels e Land Rovers, julgando que estão a comprar efectivamente carros decentes e fiáveis. A anedota que circula no meio em Inglaterra, acerca do "conforto a bordo" destes engodos, deve-se ao facto de os ocupantes se poderem sentir confortáveis enquanto esperam pelo reboque.

" Mas eu dei 5 000 contos por este carro!"- é uma afirmação comum que se ouve a toda a hora e a todo o instante nos concessionários por aí fora.Algo que já não surte efeito nos recepcionistas. Como se a fiabilidade e o valor de um carro, se medisse pela quantidade de dinheiro que temos de pagar por um carro. Fartos de arrancar os cabelos e ameaçar que "vão escrever para a Alemanha", os proprietários sentam-se desesperados numa pastelaria dispendiosa de Lisboa, deitando as mãos à cabeça, amaldiçoando o dia em que entraram naquele stand para comprarem um monte de lixo.

Neste livrinho, como eu ia dizendo, estão dispostos por ordem alfabética todos os modelos de carros á venda nos respectivos paises. Folheando as páginas, lá temos os tais modelos com uma lista de defeitos e avarias mais comuns, e mesmo carros "caros" têm várias linhas de relatos sobre coisas que não trabalham como deve de ser...

Mas de repente, surge-nos um modelo, com a lista vazia!!! Apenas com o seguinte " aparte": "O mais provável, é o proprietário maçar-se do carro e trocá-lo passados uns anos, antes dele se avariar." Mas que maravilha da tecnologia é esta?

É nem mais nem menos,do que o popular Toyota Corolla!

O Toyota Corolla, é o modelo mais fabricado da História, tendo já ultrapassado o Carocha. Os carros japonêses, já sabemos, são um tratado sobre fiabilidade, mas mesmo os Honda , Nissan e Mitsubishi por exemplo, têm um ou outro "capricho" desculpável, mas que mancha o relatório anual. Coisas da treta, como por exemplo o forro das portas raspar na embaladeira.

Mas o Toyota Corolla, rijo e sólido como pára-choques de um camião da tropa, insiste em continuar ano após ano a proporcionar um desempenho irrepreensível . Nao acreditem apenas na minha palavra! Perguntem a qualquer dono de um Corolla, ao calhas, se alguma vez já teve algum problema com o carro.

Tudo o que a Toyota faz, é um sucesso estrondoso! Dyna? Uma marreta indestrutível. Um sucesso. Celica? Um desportivo glamouroso bem cotado. Hilux? Um potente cavalo de batalha , considerado o carro mais indestrutivel do mundo ( Foi largado de um predio de dez andares, enterrado durante 24 horas na maré baixa, e carregado com tres toneladas , e continuou como se nada fosse...) Avensis? O carro preferido dos taxistas Ingleses, e um familiar ultra-competente.Yaris? Um citadino que nos deixa em paz de espírito.Supra? Um "envergonha-Porsches" acessível. Land Cruiser? Ombro a ombro com o Land Rover ( antigo,claro) nos países africanos e regiões inóspitas. Aguardo com expectativa os desempenhos dos "novatos " Aygo" e "Auris".

Como se ainda não bastasse, estes rapazinhos ainda se lembraram de fazer uma divisão de luxo, a que chamaram de Lexus...que é simplesmente o dinheiro mais bem gasto que um ser humano pode dispender num automóvel.Um diamante numa caixa de veludo preto com que podemos sonhar.

Após alguns anos, os nossos vizinhos começam a estacionar novos carrinhos ( Cinzentos metalizado, como o resto da rua,claro...), e súbitamente somos os únicos que ainda temos um carro com mais de seis anos. Muitos vizinhos, chegam até a trocar de carro NOVAMENTE, e nós presos a uma fiabilidade desconcertante.

O Toyota Corolla "até enerva! " ...Queremos uma desculpa para trocar de carro, e ele continua,continua,continua... Só nos resta atirá-lo por um precipício...mas nunca iamos fazer isso a um fiel amigo, pois não?

Se virem um Toyota Corolla a ser rebocado, fotografem! Pode dar um prémio World Press Photo!

1 comment:

ren said...

Como eu me revejo neste artigo.
Tenho dois toyotinhas, dois starlets com 25 anos e cada vez encontro menos razões para trocar de carro...