Sunday 27 January 2008

Os gajos das motorizadas

Havia algo de compulsivo e contagiante, quando tínhamos doze anos e viamos os mais "velhos" de dezasseis a pilotarem Zundapps e Sachs com mestria, de cabelos ao vento e capacete enfiado no braço. Aquela corneta a deitar fumo , acompanhada de um estridente som de bezerro desmamado amplificado brutalmente ao ponto de nos complicar com os neurónios, ainda por cima a ecoar nos prédios de um qualquer dormitório de periferia, era algo que atribuia respeito a quem quer que chegasse ao campo da bola improvisado no meio da estrada com dois pedregulhos.

Subitamente, a "Vilar Janota", enervava-nos profundamente,por atrasar a nossa "entrada" no mundo dos "mais velhos".Havia que a todo o custo deitar a mão a algo que se tivesse de misturar óleo na gasolina.

Os gajos das motorizadas,(GDM), iniciam a sua carreira com um curso intensivo prático aos comandos de uma motorizada ,cujo dono nem suspeita dos propositos didáticos que a sua montada está a ter . Normalmente de um irmão mais velho que está a trabalhar, ou de um reformado que tem a motorizada guardada debaixo das escadas do prédio. Antes de "atacar " a via pública , o GDM iniciado treina arranques no campo da bola, antes de se aventurar nas estradas. Normalmente, cerca de meia-hora antes...

O tirocínio sobre ilegalidade, que engloba circular sem seguro, habilitação ,espelhos, capacete ou documentos, permite adquirir confiança suficiente para o próximo passo como GDM de pleno direito. Uma vez GDM de pleno direito, um estatuto que se atinge de acordo com a vaidade e preparação do candidato, podem ir para os semáforos estorvar o andamento dos veículos " a sério" ,colocando-se á frente da fila criando um ecran de fumo azul de dois tempos.Para ser GDM de pleno direito, é necessário um capacete e um maço de tabaco . O capacete pode ser enfiado no braço, ou apoiado levemente na cabeça.

O GDM tem um instínto gregário bastante desenvolvido, pois quase sempre priva com outros GDM , que se entretem a ir ás feiras e parar junto aos carrinhos de choque, em pose de Marlon Brando, a fumar. O GDM tem de fumar, pois assim mostra que já é adulto.Um dos locais de rapina dos GDM, são os bailes de província, onde uma vez mais, só desmontam do seu corcél para se encostarem ao balcão com sorrisos alarves e despejarem cerveja e vinho ( O GDM aprecia bom vinho local), ou para andarem á porrada. Há sempre porrada nos bailes da província.

O GDM rural, prima por uma guedelha comprida atrás do pescoço, bronze "à pedreiro", que termina onde começa a manga cava, e macinho de tabaco preso na dobra da manga da t-shirt.E botas de bico. Sair para a rua sem tabaco, é como ir á pesca sem cana. Os documentos e capacete são opcionais para os "totós".

O GDM entrega-se ao passatempo críptico de retirar todo e qualquer peso extra da moto, para conseguir uma melhor relação peso-potencia: Graças a este processo, as potentes motorizadas podem chegar a atingir 63 Km/h, no lugar dos 62Km/h! Um ganho considerável. O GDM tenta sempre tirar o escape, mas compreende que isso não dá muito jeito para passar despercebido entre a policia.

O GDM, por amostragem um indivíduo com poucas capacidades de aprendizagem, nunca tirou a carta, porque a policia da região já o conhece, e "não há problema". Costuma ir para os copos e para a caça com alguns guardas, que também possuem Sachs e Casal.Por isso a motorizada serve de "monovolume" para toda a familia desde levar os putos ao médico , ir para as obras ou para a vinha, a transportar bilhas de gás. Como gesto de cortesia, o GDM oferece sempre o capacete Motassis á esposa. As crianças ainda não têm idade para usar capacete.

O GDM chega á idade da reforma, com um sentimento de que precisa mudar algo na sua vida. Por isso instala um caixote de fruta de madeira na traseira, para guardar coisas que acha , como garrafas de água vazias e arames, e coloca um ecran de plástico a servir de para-brisas. Passa a usar boina em vez de capacete, porque é mais confortável. Por vezes, tem um oleado que cobre tudo, mesmo a boina, e pode assim ir todo o ano á pesca. Por vezes os GDM reformados instalam auto-radios com uma armação de ferros das obras no guiador, e decoram tudo com autocolantes e galhardetes.

O GDM dá a sua carreira por terminada quando já não consegue tirar a moto debaixo das escadas, e vai para o café do ti Gomercindo jogar ás cartas. Por essa altura, será a vez de um puto de doze anos iniciar o seu treino de arranques no campo da bola de novo...

No comments: