Saturday 26 January 2008

Carros americanos: De e para burgessos

Tudo o que vem dos EUA, privilegia a forma sobre o conteúdo. Desde os lutadores de wrestling , ás comidas, e aos automóveis. Tudo parece risonho ,possante e mágico, quando no fundo é decepcionante,perigoso, e enganador. Como os filmes, por exemplo: Nos filmes, o herói que salva o mundo depois de levar uma carga de porrada, é sempre um americano. Na realidade, são exterminados aos milhares em guerras absurdas por causa de políticas também elas ocas e inconsequentes. Mas isto é outra história.

Os carros americanos, são como os lutadores de wrestling, os entusiastas de musculação todos brilhantes e peganhentos, e os jogadores de futebol americano; Todos com um aspecto e postura agressiva e robusta, desafiadora e possante, mas com uma pila pequenininha.

Os carros americanos, com motores sempre para cima de V8 e com a mania de chamarem "small block " a um matacão de ferro fundido que pesa mais do que uma Ford Transit, e com 1.464.732 cavalos, são como atar um foguete a uma mesa de cabeceira... Estúpidamente potente, mas efectivamente pouco prático.

Deixando de lado agora as questões freudianas que relacionam o tamanho do sexo com o carro escolhido, estas aberrações sobre rodas são construídas por labregos que se deslocam para a fábrica de Pick up, gordos prestes a rebentar de fast food, e bigodaças de óculos escuros que pensam que são o Tom Cruise, e têm de certeza alguém na família que já fez umas notícias em directo de uma escola, com miúdos sequestrados.

Isto é preocupante. Pior do que isso, como desde Lee Iacocca que não desenham um carro decente, puseram conceituados estilistas europeus e japoneses a desenhar para eles. Resultado: é como pegar numa carroça e cobrí-la com uma carroçaria de um Murciélago. Todos nós suspiramos ao ver um Chrisler 300 c, ou um crossfire, mas não passam de arremedos e de emendas de carros "a sério"europeus. O que a Mercedes deita fora,esta malta vai ás traseiras buscar...

Por isso , somos levados a pensar de cada vez que vemos um carro americano, que "são" os carros! Porque o seu formato, desenhado por europeus,assente num camião de caixa aberta com jantes cromadas, cativa-nos de sobremaneira.Contra mim falo! Aqui em Inglaterra, pais que goza de uma "janela" especial de importação de carros americanos,cruzo-me constantemente com veículos impressionantes e magestosos, lustrosos e potentes. Qualquer apreciador de carros mais "tenrinho" ficaria imediatamente seduzido.

Em recta, estes tiros de caçadeira sobre rodas impressionam com a sua pujança ,barulho e aceleração. Mas em curva, parecem aquelas carroças dos filmes de "cóbois", todas desengonçadas. Comportamento foi algo que teve de ser adiado lá na fábrica.

Porque razão , eu iria comprar um Dodge Super Magnum Xtra V12 Super , sem ser para pôr um chapéu texano e óculos escuros para ir encher o peito de ar para um sallon a tocar música pimba americana ( Country). Mas por algum motivo existem pobres de espírito que querem julgar que estão na America. Porque razão uma pessoa compra uma pick up? Porque transporta carga? Porque tem vacas? Cavalos? Não. Uma pessoa compra uma Strakar para pensar que é "amaricano". Para imitar os americanos. Para fingir que está nos filmes foleiros dos anos oitenta e que é um herói que "bate em todos" e vai salvar o mundo.

Já que temos de ter o "gordo da Cofidis" á perna por meia dúzia de anos, ao menos que compremos um carro decente , feito e pensado para uma realidade europeia.Deixemos os americanos explodirem de tanto comerem porcarias, e pensarem que o Space Shuttle saíu da cabeça deles...eles são felizes assim...

1 comment:

nando007 said...

Carros americanos, só me fazem lembrar as corridas do Nascar, ainda por cima conseguem movimentar milhões de dólares, mas é como diz, eles a que estão certos os outros estão errados.