Wednesday 2 September 2009

Veneza



Il "carabinieri". Vou-me queixar da roubalheira do preço dos Vaporettos? Não, deixa estar...



Eis que chegámos a uma das mais emblemáticas paragens desta aventura pela Europa utilizando uma velha carrinha VW " Pão-de-Forma" portuguesa. Infelizmente, O mais próximo que nos podemos aproximar de Veneza de carro, é nas redondezas de um silo automóvel, onde se paga a bonita soma de 24 Euros para estacionar. Em matéria de sacar turístas, a malta de Belém e de Fátima bem podia ter umas lições com os italianos. Enfim.




Um cacilheiro atarracado,caro e cheio como lata de sardinhas. Um "AEC" do rio...



Parada a PDF ( Pao-de-forma) no oitavo andar do silo automobili, eis que mergulho na labiríntica Veneza, onde nem mesmo com um mapa das ruas as pessoas evitam se perder! No entanto, a visita desta peculiar e lindíssima cidade que se afoga de ano para ano ( Está a afundar, segundo os especialistas) desculpa tudo. Mesmo o preço proíbitivo de roubalheira dos "vaporettos", que são uma espécie de autocarros-barco que circulam em volta de Veneza, cujas paragens são cais, como é óbvio. Seis Euros e meio por viagem, por pessoa!


Lugar então para uma visita demorada ás lojas de máscaras venezianas, e a uma pausa romântica a bordo de uma gôndola. Nota para os músicos de rua, que tocavam melodias em guitarra e violino, de um modo impressionante e muito bem executado.






Veneza é um must para quem visita Itália. Como nota final, eis que passo por uma localidade a poucos Km de Veneza chamada "Marghera", que tem um estaleiro gigantesco que constroi paquetes , barcos de luxo e transatlanticos. Enquanto certos "países virados para o Mar", rebentam com a indústria naval e dizem que "há crise", outros aproveitam e não têm mãos a medir a construir barcos e iates para todo o Mundo.



Pena que em certos países, "Margueiras" sejam apenas estaleiros a destruir e a desactivar para dar lugar à especulação imobiliária. R.I.P, Lisnave...





Nuns países, "não dá". Noutros, trabalha-se a todo o vapor, e a Indústria não chega para as encomendas. Podíamos estar a "comer" uma fatia disto. Mas interessa é centros comerciais e estádios...


1 comment:

OUTONO said...

Meu caro Mike

Não imagina...como sinto também uma "pontinha de orgulho", perante
esta grande aventura.

Como no passado, nas velhas caravelas....

Um forte abraço!