Friday 25 September 2009

Vanfest: O maior encontro mundial de PDF!



A única participação portuguesa no certame internacional. A equipa do Sala das Máquinas.

Bom, nem os comboios chegam a horas por vezes, por isso, penso estar desculpado perante este atraso em descrever aquele que é considerado o maior evento de Volkswagen "Pão-de-Forma" ( PDF ) do Mundo. Existe o SOTO meeting ( Society of transporter owners) na Califórnia nos Estados Unidos, que foi durante muitos anos considerada a meca dos "pães de forma",mas o encontro de Malvern já há muitos anos que ultrapassou em quantidade e variedade o evento da terra dos hambúrguers. Ainda bem. À distância de um punhado de Euros, podemos passar o fim-de-semana rodeados de barulhos de "panela de pressão" ou de " cafeteiras cheias de pregos ferrugentos", provenientes das " carrinhas do peixe" e " dos ciganos". Foi o que a equipa de reportagem do Sala das Máquinas fez, inscrevendo a única participação portuguesa no encontro. O veículo oficial do "Sala das Máquinas" é uma PDF!


Não. os "Sârfes" ficaram em casa a ver o "Morangos com Acúcar..."

Como as "aspas" demonstram, estes são termos perjorativos com os quais as PDF tiveram de lidar durante grande parte da sua existência. Com o advento da geração "morangos com acúcar", estes excepcionais veículos, que não capitulam perante nada, que foram negligenciados e maltratados durante anos a fio carregando todo o tipo de carga e perdendo peças pelo caminho ( Alguém por volta de 1991 achou um pára-choques traseiro no Centro Sul em Almada? Se sim, era meu!...), como eu ia dizendo, estes veículos têm visto o seu interesse disparar, conotados inexplicavelmente com o movimento " Sârfe" e com os hippies.


If you go to San Francisco...Os Hippies gastam o dinheiro todo na droga, e não consegueriam manter um PDF nos dias de hoje. Voltaram-se para as Ford Transit sem inspecção.


Percebo que uma quadrilha de drogados nos anos sessenta pudesse aceder aos restos de uma PDF, e que a fizesse circular na via pública, longe que ainda estaria o advento das inspecções periódicas. Podiam drogar-se em andamento, dada a pouca velocidade, e uma vez parados, poderiam-se drogar mais calmamente, e fazer amor indiscriminadamente uns com os outros de qualquer maneira e feitio. A ouvir Scott Mckenzie, sem dúvida.
Mas em termos de valor moral e histórico era como hoje um bando de drogados utilizar uma Ford Transit velha! Será que as próximas gerações vão idolatrar as Ford Transit,porque foram veículos excepcionais, ou porque os pais costumavam ouvir Limp Bizkit e tomar Ecstasy numa de 1992 toda pôdre? De cada vez que numa passadeira oiço os transeuntes dizer que é " uma carrinha dos hippies" dá-me vontade de lhes mostrar a parte de baixo do chassis, acelerando sobre eles. Paz e Amor, bicho!



Uma Ambulância alemã. A servir de dormitório para a "tripulação"...



Bom. A Vanfest. É por causa disso que estamos aqui. Este evento reuniu cerca de - reparem bem- 4000 PDF provenientes de toda a Europa. Isto números oficiais das inscrições, porque por todos os parques de estacionamento ( E os parques de estacionamento dos eventos ingleses, são sempre do tamanho de vários campos de futebol...) era um fartar de carrinhas VW, das mais antigas às mais modernas.

O que há na Vanfest? Bom, a imaginação é o limite. Desde raríssimas PDF da fábrica alemã, trazidas em contentores, até a moderníssimas zero KM, e a modelos transformados com motores V8 ou de Subaru Impreza. Modelos 4X4. Com motores a jacto. Com Passats cortados ao meio a servir de atrelado ( Para que mais serve um Passat?...)



"V"-me só isto!...Um V8 4200 cc numa Volkswagen Pão-de-Forma!


Por todo o lado, stands e expositores de peças, permitem que a mais estranha peça seja encontrada, embora por vezes, com preços pouco convidativos. Por causa deste fenómeno, muitas fábricas voltaram a produzir peças para as PDF, e é possível encontrar literalmente tudo.



Tira a mão!- Uma "pão" novínha em folha! Preço em Inglaterra? "quaisqueres" seis mil contos...


Num encontro desta dimensão, fica muito difícil para a "polícia" do betume actuar, e para a "Gestapo" dos parafusos exercer a sua pressão. Cada modelo de PDF é um testemunho individual, e é cada vez mais difícil encontrar um modelo " de origem" tão do agrado dos "especialistas". Mesmo "Sambas" valiosíssimas dos primeiros modelos, tinham Sub-woofers e ignição electrónica a meter nervos.


Tetris- Uma PDF ás peças, para quem gosta de brincar com Legos...


Numa extensão equivalente à Expo 98, durante um Fim-de-semana, a PDF e o seu culto foram celebrados, entre milhares e milhares de visitantes que levaram de volta a certeza de momentos inesquecíveis. Hippies, não vi nenhuns, e "Sârfistas", só cabeças de vento que vão para Cornwall deixar apodrecer o que resta das suas PDF " rat". Passei por alguns na beira da estrada, a caminho da M5. Já vão perder o último episódio do "Morangos" provavelmente...
Vanfest? Um evento a marcar com um marcador preto grosso no calendário de 2010... Eis mais umas fotos de algo que é mais do que um encontro ou um evento, mas sim a celebração de um culto. O do veículo comercial mais amado do Mundo.


A "Vanfest" recebeu milhares de peregrinos não-praticantes ( A bordo de outros veículos de estirpe inferior...)



Deixa-as entrar! - Embora com motor à frente arrefecido a água, continuam a ser carrinhas VW. E sempre enervam os "puristas" que têm a mania que isto dos clássicos é só para peças de museu. Bem-vindas,portanto. Suspensão a ar, ainda por cima...


"Fafá de Belém gostaria deste "Vermelho"...



Baixo nível: Uma "Pick-up" rebaixada.





Musica irlandesa no "palco" improvisado. O ambiente "Pão-de-Forma" no seu melhor...





On the rocks- Uma ambulância 4X4 do gelo. ( Suiça)




O mito explicado: O motor do Subaru Impreza assenta como uma luva nas Volkswagen "Pão-de-Forma". Vão-se habituando...
















































No comments: