Friday 4 September 2009

FOGO!



Vigili del Fuoco di Génoa: Os bombeiros voluntários italianos em acção


Um pequeno episódio digno de registo: Na passagem por Génova ( perda de tempo, a não ser para quem goste de estar rodeado permanentemente de motoretas e " aspiradores"a fazer razias) num dos inúmeros bairros de aspecto degradado que brindam os turístas, eis que por necessidade procedia a um reabastecimento numa bomba quando gritos em italiano soaram de um prédio anexo. Os italianos normalmente falam em tom de gritaria, mas desta vez, eram mesmo gritos de desespero. Eis que de repente começam pessoas a sair do prédio, e a apontar para o primeiro andar.



Motos,motoretas,"aspiradores", e um "EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE" omnipresente.


Bombeiro uma vez,bombeiro sempre, eis que pego no extintor da Pão-de-Forma e corro em direcção ao primeiro andar, onde as chamas já consumiam grande parte da sala de jantar. Nada a fazer, senão verificar no meio de italianos a correr escadas abaixo com gaiolas de periquitos e gatos, se não tinha ficado alguém no edifício. "Reconhecimento ao edifício", em gíria bombeiral.


Não tardou muito que chegasse a " Vigili del Fuoco", ou seja, os bombeiros locais, que rapidamente montaram uma linha de água para o primeiro andar. Em breves minutos, as chamas pereceram, e os estragos conseguiram ser limitados a apenas uma sala no primeiro piso. Mais tarde, percebeu-se que tinha sido uma ponta de cigarro deixada sobre o sofá, que iniciou o incêndio.



Uma artéria de Génova, a partir do interior de uma PDF portuguesa...


Saio de Génova, com a sensação triste de uma cidade muito movimentada,triste e confusa para circular. A tabuleta para a Auto-Estrada, era apenas uma placa verde pequenininha que não consegui ver, e tive de voltar para trás num desvio de 20 Km. Ainda por cima, na cidade berço da Vespa, foram poucas as unidades deste ícone do motociclismo que ví. Só "aspiradores" e motoretas de plástico. Ora bolas para a coisa...

No comments: