Sunday 30 August 2009

Lago Como-Itália




George Clooney escolheu bem quando pensou no lago Como para comprar uma casita. Situado a poucos Km de Milão, ( um paraíso para os adeptos das "grandes marcas" de roupa, onde andar de Vespa com um fato Armani não é nada de estranho...) mesmo na fronteira da Suiça, é um Paraíso que precisa de ser visto. Mas não foi pelas suas águas límpidas, pelo seu bulício de cidade cosmopolita italiana que aqui me detive mais do que o agendado.


Sim, já desconfiam que tem a ver com máquinas. O lago Como é o único local da Europa onde se pode voar em hidro-aviões! Assim sendo, não podia deixar passar esta hipótese em claro. Cortesia do Aeroclube de Como, pude pela primeira vez tomar os comandos de um Cessna SkyhawkII com flutuadores, algo vedado à maioria dos pilotos. Mesmo a minha licença sendo apenas válida no UK ( NPPL) foi com agrado que a 2500 pés de altitude sobre Bellagio, tomei os comandos do Cessna. Um pouco de "trimming" para vencer a "força" que os flutuadores fazem para baixo, e de resto é como "qualquer" 152 ou 172 normal.






Tive de chegar o banco todo para a frente, para o centro de gravidade ficar mesmo debaixo da asa, e após o catamarã dos turistas passar e as ondas abrandarem, eis que pela primeira vez experimentei o "full throttle" sobre as ondas para descolar. Impressionante e inesperadamente incómodo. Parece que estamos a descolar sobre escombros! A "sabonária" das ondas a fazer força contra os flutuadores, e o motor Continental a " berrar", fazem parecer impossível a descolagem. Esta dá-se, já com o aviso de "stall warning" activo! E eis que nos elevamos no ar, com a silhoueta do Cessna lá embaixo no lago Como.

A vantagem dos hidroviões, é que a "pista" pode ser mais para a esquerda ou para a direita, e não acaba como as "outras". Em contrapartida, fiz o piloto italiano também ranger os dentes de inveja, porque ele nunca voou em pistas de relva , ehehehe!


Palavras para quê? Eis s fotos de mais uma etapa desta Van Tour pela Europa. Estou hoje em Luzern, na Suiça, cidade cosmopolita e com uma Vida nocturna surpreendente.


Até já.

No comments: