Saturday 1 August 2009

Um helicóptero no Supermercado!

O Wasp esperançado em vôos altos, à porta de um supermercado de preços baixos...


Um helicóptero estacionado no parque de um dos supermercados Tesco... Não se trata de nenhum novo-riquismo, nem de nenhum serviço de entregas domiciliárias . O gigante comercial britânico, associou-se assim desta forma a um grupo de restauro de helicópteros antigos, disponibilizando espaço para este divulgar o seu trabalho.

" Desanimar", é um Verbo muito difícil de conjugar no Reino Unido. A vontade de vencer e de levar a nossa ideia avante, é primordial e não capitula perante nada. Imaginem por exemplo, encontrarem um helicóptero velho e destruído, abandonado num campo de tiro a servir de alvo para artilharia, e decidirem recuperá-lo? O suficiente, para noutros países, em conversas de café, ser imediatamente desmotivado e ser aconselhado a desistir.

Imaginem, mesmo que fossem bem sucedidos, e conseguissem adquirir os "restos" do aparelho, que precisavam de encontrar praticamente todas as peças, e um local para o restaurar? Onde iam arranjar o dinheiro? Desistir, seria novamente uma opção que gritaria nos nossos ouvidos.
Não para esta malta: Organizando-se num clube, o X-Ray Tango Helicopter Club, arranjaram instalações em Devon, Cornwall, e nada melhor do que arranjar fundos do que expôr o Helicóptero à porta dos supermercados Tesco, deixando as pessoas experimentar e tirar fotos.
O Wasp em acção. Uma visão cada vez mais rara...


Construído em 1959, este Westland Wasp, versão naval do Scout, apenas com a diferença de que possui rodas em vez de patins, serviu na Royal Navy até 1972, onde foi desmobilizado e desmontado para aproveitar peças. A restante "carroçaria" foi então cedida a um campo de tiro, para servir de alvo a artilharia. Até ser resgatada em 1999 por um grupo de entusiastas que não parou perante nada para devolver o aparelho aos tempos de glória de outrora. A maioria das peças necessitou de vir de países como Africa do Sul, Bolívia ou Canadá. O motor , um Westland Nimbus de 968 cavalos foi cedido por um aparelho mais moderno, que também utilizava o mesmo tipo de propulsor. Apesar de ainda faltar muito para concluir o trabalho, é já visível o resultado do empenho deste clube, e a adesão das pessoas é agradavelmente positiva.

Desbravar o caminho das ideias, é sempre uma tarefa ingrata. Começamos sempre sem ninguém, e desmotivados. O desalento ameaça sempre apoderar-se da nossa alma. Mas sabemos que uma vez a caminho, outros seguirão o nosso trilho e nos encorajarão. Aqui fica, mais do que uma História de um restauro, a lição de que o Impossível, é apenas algo que ainda não foi tentado...

2 comments:

cris said...

Olá Mike,
como eu entendo essa "ideia".
Algumas vezes desanimada,e sem forças, mas não deixo morrer o meu sonho.
Alturas há em que parece impossivel, mas não se pode baixar os braços .
Sei que aí, tenho mais asas para poder voar...

Mathieu Neuforge said...

Bom Dia Mike,

Obrigado pelo seu comment no meu blog e tambem por me dar a conhecer o seu. Já agora, tambem eu sofro da doença do Piper Cub!

Abraço,

Mathieu