Saturday 23 February 2008

O Rolls Royce Silver Ghost de 1911




Muitos me tem perguntado, acerca do carro com que me apresento neste Blog, e qual a sua História. Este carro, pertence a A. White, um amigo Inglês que o adquiriu há cerca de um ano, e que é presença habitual em Goodwood e outros shows por todo o Reino Unido.

Este foi o primeiro carro a atravessar o canal da Mancha pelo túnel, com a Rainha a bordo!

Esta foto, com que inicio o Blog, tirada em LLandudno no norte do País de Gales, foi a segunda vez que conduzi este carro. A primeira, foi quando por motivos profissionais visitei White em Lincolnshire, numa das suas múltiplas empresas.
Não esperem grande gozo em conduzir semelhante veículo, áparte dos olhares de profundo apreço das pessoas que se prostam em reverência perante tamanho Ícone da História. A direcção parece um camião da tropa de antigamente, e embora o motor puxe todo o conjunto com a força de um petroleiro, o som de carretos a zunir debaixo do estrado indicam que as faixas da direita das auto-estradas ( estamos no Reino Unido,certo?) nunca foram um local muito visitado.
Embora, a baixa velocidade se consiga acelerar o carro sem grande dificuldade, o problema agrava-se quando temos de engrenar uma segunda, efectuando uma dupla, e ajustando o avanço da ignição. Ao mesmo tempo. Enquanto os carretos soluçam em Dó maior . Seja como fôr, é uma condução aturada demais para ser apreciada. Principalmente nos cruzamentos, onde os carros da faixa contrária param para ver, e originam cortes nos dois sentidos, obrigando a uma escolha stressante da posição dos manípulos para arrancar.

Este entusiasta, tem uma abertura excepcional e uma afabilidade que envergonharia muitos pindéricos que pensam que lá porque têm um E-type ou um MG são superiores aos outros, e podem tratar toda a gente com sobranceria e indiferença. Pois bem. O dono deste carro, tem dois helicópteros á disposição, e uma mansão daquelas dos filmes. E um HANGAR com cinquenta automóveis. O que não o impediu de ficar na sala do tamanho do pavilhão da Moita , com Mordomo e tudo, a ver demoradamente fotos de encontros e carros portugueses. E Zundapps!

Temos muito que aprender, principalmente a abrir as nossas mentalidades, e a não criar obstáculos estéreis e dispensáveis entre as pessoas. Um bilionário faz dinheiro, e um mecânico arranja carros. Um Médico trata as pessoas, e um Varredor mantem as ruas limpas para nós podermos andar. Ao fim do dia, somos todos pessoas. Em certos países, isto ainda é assim...




No comments: