Thursday 28 February 2008

Staying Alive

Imagine entrar num stand de carros novos, e encontrar exposto um Peugeot 504, um Fiat 1100, ou mesmo um Austin 1300. Com o interior a cheirar a novo e tudo. Sonho? Talvez nao...

Por Mike Silva
( Publicado originalmente na revista Topos&Clássicos)


Todos nos ja ouvimos a "lenda" uma vez ou outra...O "Carocha", ainda se fabrica no Brasil.Ou no Mexico. Nao vou desmistificar , pois nao tenho dados concretos. Ouvi dizer que os ultimos exemplares sairam da linha de montagem de Puebla, no Mexico, em 2004. Seja como for, nao e isso que me traz aqui. Nem sequer os Fiat 124 fabricados na Russia ,sob o nome Lada, que todos nos ja sabiamos existir.
Na verdade, existem bastantes mais modelos de classicos ainda em fabrico do que possamos supor, em locais que nem sequer imaginavamos. Nao sao replicas, sao mesmo os modelos originais, que utilizam a maquinaria original da marca para produzir os moldes necessarios ao seu fabrico. Nem se trata de nenhuma deslocalizacao, tanto em voga na economia actual, mas na venda pura e simples de tecnologia obsoleta a outros paises menos desenvolvidos. Por vezes a marca contribui, com alguma ajuda financeira.
Esta e uma realidade e uma pratica comum mundialmente, e seria impossivel listar todos os modelos que actualmente deixaram de ser "oficialmente" fabricados pela marca, mas que continuam com novo nome e novo folego numa qualquer outra parte do mundo. No entanto, antes de comecarmos a sonhar com um lustroso classico "zero" quilometros, ou encomendar um livro de cheques, vejamos que nem tudo e o que parece...
Nao podia deixar de comecar por referir o modelo automovel ha mais tempo em producao no mundo...O Morgan 4.4, em producao desde 1935. E o popular Land Rover Defender, que permanece, pelo menos esteticamente, fiel ao modelo original.
Desde 1956, que se fabrica na India o Morris Ambassador, sob o nome Industan Ambassador Classic, embora agora tenha um motor diesel de 37 cv, e umas jantes especiais.No pais das moncoes, Shanti e Bajaj ocupam-se de produzir o triciclo vespa para ser utilizado como Taxi.Tambem como taxi, pode dispor do Fiat 1100, fabricado desde 1964 por uma firma de nome impronunciavel. Ainda na india a Renault Space do primeiro modelo sobrevive como uma Rajah Kazwa, tendo um motor Izusu 2l diesel. O popular Jeep, tambem fabricado sob licenca pela Mitsubishi no Japao, da pelo nome de Mahindra classic cl.
Na Nigeira, a Peugeot Automobile Nigeria produz o indestrutivel Peugeot 504 , com 1800cc e 70 cv, com participacao financeira da Peugeot francesa .Na Romenia, o Dacia 1307 revive o popular e tambem indestrutivel Renault 12,embora com uma grotesca caixa de carga, e o "nosso" Portaro, ( que afinal era "deles") tem que fazer pela vidinha com o nome Aro 243 colado no portao traseiro. A firma brasileira Cross Lander tambem os produz sob licenca.
Fabricado sob o estranho nome de Arab-American Vehicles, o peugeot 405 continua a sua carreira no Egipto, fazendo companhia ao Fiat Regata, agora chamado de Nasr-Sahin, e fabricado tambem no Cairo.
Em Teerao, sob o nome Pars Khodro Sepand PK, o Renault 5 do Primeiro modelo leva uma vida agitada, fazendo companhia aos Moratttab Pazzan ( Defenders com motor...Mitsubishi) apresentados em 2001 no Tehran motor show.
Na Russia, e demonstrando que o fenomeno 124 ainda esta para "lavar e durar", mais uma fabrica alem da Lada se ocupa de produzir a vetusta berlina. Respondendo pelo criptico e " KapaGeBiano" nome de IZh Vaz 2106 Zhiguli. Um olhar mais atento podera distinguir as diferencas com o modelo "da" Lada...O logotipo da marca.
No improvavel Namibia, onde julgavamos serem apenas produzidos soniferos para elefantes, a fabrica Uri utiliza o chassis de um Toyota BJ 40 fornecido pela Africa do Sul para produzir cerca de setenta unidades/ano dum veiculo TT .
Esta pesquisa torna-se dificil pelo reduzido numero de unidades fabricadas, e por vezes a sua momentanea interrupcao. Por exemplo em Malta, tive a indicacao de que possivelmente ainda se fabricariam Hillman Hunters , mas por outro lado encontro que a producao cessou em 2002. Muitos outros modelos, como Van den Plas Princess, Ford Roadster , Allard, Karmann-Ghia, ou Austin Frogeye, caem suspeitamente no cesto das replicas, por nao haver informacao suficiente.

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