Saturday 9 May 2009

Porquê a crise na Indústria automóvel? Ainda perguntam?

Aí que coisinha tão bonita..."Oh mâe! Está um monstro aqui á porta!



Toda a gente fala na crise da Indústria automóvel. Que é uma crise que "afecta todos". Que a Indústria tem de ser restruturada. Que mais operações comerciais e "takeovers", assim como injecção de capitais dos estados têm de ser incentivadas.

Quanto a mim, tudo tem uma resposta muito mais simples...

As pessoas não compram carros como dantes, porque eles são cada vez mais FCC !( Feios como o caraças) Por amor de Deus! Aquela frente do Peugeot 308,por exemplo. Terá sido desenhada por alguém da família Adams? Aquela carrinha de transporte da VW, com um nome esquisito ( Crafter? Craftera? Cafeteira?) aquilo parece um peixe espada com quinze dias de frigorífico! Será que para desenhar uma carrinha de transporte sejam precisos os critérios "macho" e "feio"? Já agora, entornem um balde cheio de essencia de cavalo lá para dentro, para ver se as vendas disparam....
Bláááááááágh! Vou-te comer!!!!!!! Uarrghhh! ( Parental guidance: Explicit bad taste in drawing!)





A Toyota Hiace...Sempre gostei da Toytota Hiace. Volta e meia, lá apareciam com um ou outro promenor " ajaponesado",mas pronto. Mas o último modelo? Valha-me santa Engrácia! Aquela frente parece o tal peixe espada com os tais quinze dias de frigorífico, mas desta vez, com a electricidade desligada há uma semana! Onde é que eles foram buscar aqueles faróis? A uma loja de aquários? Quem é que disse que aquilo ficava ali bem? Grouxo Marx? O Murdock dos "soldados da fortuna?" E os nomes? Crafter. Teepee. Jumper.Dobló. Dobló? O que é isso ? Será "tablete"dita com a boca cheia de batatas cozidas? Uma carrinha também muito apelativa vista de frente...Comparada com um descarrilamento de um comboio sobre um viaduto de uma ETAR.


Depois apareceu a moda dos "Coupé cabriolet". Ó meus senhores: Acham que é só pegar num carro de série e " espetar-lhe" com um mecanismo na traseira para guardar o tejadilho? Acham que o Peugeot 307 CC ou o Micra CC se parecem com alguma coisa? O Focus CC? ( Belíssimos farolins traseiros de LEDs, aquele Peugeot...)


Que bossa é aquela alí atrás? Será que esconderam o corpo de um desenhador ali? Espero não bater com os dentes no para-brisas...


A vontade de circuar num cabrioet, não pode justificar ter de andar com uma bossa na traseira, que mais parece que estamos a transportar uma cómoda tapada com um oleado. Se bem me lembro, andar com um cabriolet é acerca de exclusividade e de beleza de linhas. É uma atitude " Eu tenho este carro descapotável, e sou feliz e livre com os cabelos ao vento ,mas se quiser vou a casa pegar na minha carrinha familiar". Estes " abortos" basicamente estão a dizer " Eu estou neste descapotável, mas a qualquer momento posso colocar um tecto em cima para levar a sogra às compras" . Excepção feita ao EOS da VW, que consegue atribuir algum "glamour" a este conceito "dois em um". O mesmo conceito dos champôos baratos.

Confiança abalada? Não vejo porquê! Sou muito mais bonito que muitos dos carros da actualidade... ( José Caraças na foto. O tal quando nos referimos "feio como o Caraças"...)


Parece que hoje em dia, só temos duas hipóteses para escolher, em termos de desenho dos carros: Ou um excessivamente monótono, ou um estupidamente feio. "Arrojado", dizem os desenhadores com um pé no desemprego. Tudo parece cada vez mais igual, banal, ou no pior dos casos, feio e desolador. É cada vez mais difícil escolher um "carrinho " com um design atrante e que nos faça suspirar. Pessoalmente, acho que uma das poucas lufadas de ar fresco actualmente, é o Ford Fiesta, que tem realmente um design cativante. O Laguna Coupé, e o BMW Z4 ou o série 5. De resto... meus ricos carrinhos de outrora...depois queixem-se que é a crise...


E o prémio deste ano para o veículo com os faróis mais estúpidos e feios vai para...

5 comments:

Anonymous said...

Ora aqui está um ponto de vista realista...

E os híbridos japoneses?! Um misto de banheira com nave espacial... Amigos do ambiente???!!! ;)

Unknown said...

Não sei se choro ou se ria,nunca li algo assim sobre a indústria automóvel,tenho a dizer que em relação ao 307 peugeot,não partilho da mesma opinião,tenho um e gosto imenso das suas linhas e é, sem duvida um bom carro econonico.
Parabens pelo maravilhoso relato,by the way,que bela moçoilha que arranjou para modelo,lolol,bom fim de semana e beijos doces...

ZicaZica said...

O aLfra Romeu MTO tem um design mt apelativo tb..

MS said...

Sem duvida. O mito é também muito apelativo. Esqueci-me desse.

Cumprimentos

Efcm said...

fartei me de rir com os FCC.

a primeira coisa que me veio a cabeça quando vi pela 1ª vez a VW crafter, foi:" PORRA QUE COISA FEIA"