Monday 19 January 2009

Sala das Máquinas: Primeiro Aniversário

Exactamente há um ano, por volta desta hora, lembrei-me de criar este espaço para dar a conhecer o meu ponto de vista sobre o Mundo que me rodeia, numa perspectiva que nem sempre vai de encontro ao que a maioria das pessoas diz e fala: Mesmo o meu próprio Mundo e o das máquinas que me rodeiam, foi fortemente sacudido com a minha vinda para o estrangeiro, onde o culto de tudo o que tenha um motor agarrado, é alvo de imediata atenção e de um segundo olhar. Não apenas pelo preço que custa, ou pelo bem que parece em mostrar aos vizinhos, mas pela sua capacidade em nos fazer pensar, em nos surpreender, e sobretudo em nos proporcionar experiências únicas.

Desde cedo que nutro especial atenção por tudo o que tenha um tubo de escape, seja uma moto-serra ou um Caça supersónico. Um motor Casal, ou um Johnson. Uma bomba de tirar água, ou um Mata 7. Um Ferrari, ou um Veyron. Um Carocha ou um Mini. Não interessa. Uma máquina, foi algo criado com um propósito, e na maior parte das vezes pode ser utilizada para nos dar prazer. Uma moto-rebarbadora corta o carro do vizinho em menos de um farelo, e um corta-relva espanta os ratos da cave. Uma Sachs sem escape é um bom eliminador de ruidos de obras ou de tráfego, e de música fatela. Uma Zundapp prego a fundo, permite esquecer a gritaria do café. Um Citroen AX...(Bem não exageremos: A História comete erros de vez em quando. Mas os tanques de guerra também precisam de carros para pisar, e os filmes franceses precisam de carros para estampar nas perseguições... )

Sempre apreciei automóveis clássicos, mas com o passar do tempo apercebi-me que a fruição e o gosto pelos mesmos, passa por compreendermos o Mundo automóvel como um todo, e percebermos o lugar que o mesmo ocupa na História. Do veículo de competição ao de transporte pesado, do Militar ao ligeiro de passageiros, passando pelos aviões e barcos: Por vezes, apercebemos tarde e irremediavelmente, que um veículo era digno de ser salvo. Por vezes, só nos apercebemos disso, quando apenas vemos em fotos de há vinte anos, carros e máquinas que na altura julgávamos um estorvo e um desperdício de espaço. ( Por mais voltas que dê,e anos que passem, o AX continua a ser ambos...)

O Sala das Máquinas, é um projecto que conta com a participação de entusiastas de vários países , e que se apercebem de que é necessário mostrar HOJE, a potencialidade de olharmos com outros olhos para as máquinas que nos rodeiam, para duas coisas fundamentais: Uma, a de retirar prazer na sua posse ou utilização, e outra, para denunciar o potencial que representa um possível resguardo de uma destruição de semelhantes engenhos.

As máquinas, sejam carros, motos, tanques, aviões ,corta-relvas ou barcos, foram criadas por uma equipa que não descansou enquanto não lançou ao Mundo um engenho capaz de tornar a vida mais simples e fácil para as pessoas. Na maior parte das vezes, mais divertida.Aqui estaremos por isso, a fazer o nosso melhor para dar a conhecer máquinas e veículos que porventura podem passar ao nosso lado despercebidas.


Nos próximos dias, este site irá dar um olhar sobre máquinas de excepção, alvo de bastante pesquisa e desenvolvimento, e criadas para fazer face a situações extremas, ao desenvolvimento da humanidade, e á sua procura por um amanhã melhor.

Obrigado por estar aí desse lado. Bem vindo à Sala das Máquinas.

1 comment:

Anonymous said...

Parabéns!!! ;)