Um contacto com um dos expoentes maximos em veículos militares da actualidade mundial. Uma rara ocasião em que estão disponíveis para os olhos do público. O Sala das Máquinas sempre em cima do acontecimento!
Será que existe um veículo, capaz de operar entre 46 graus negativos, e 46 positivos, seja no Deserto, no Ártico, ou na selva, e que tenha feito testes com a duração de um ano em cada um destes ambientes? E que ainda seja capaz de flutuar tornando-o num anfíbio?
Capaz de transportar oito homens equipados, utilizado quer militar, quer humanitária ou cientificamente, e que seja utilizado em mais de quarenta países?
Capaz de ser adaptado para qualquer papel em poucas horas, capaz de ser rapidamente desmontado e aerotransportado, mesmo por um Helicóptero Merlin, ou por uma lancha de desembarque?
Foi para responder a este desafio, que foi criado o Viking BVS 10, produzido em Inglaterra, com a colaboração da Suécia. O Exército Britânico encomendou 108 unidades em 2003 à BAE Systems, e actualmente este modelo opera em 40 Países, tendo sido criada em 2008 uma versão ambulância. Com um motor Cummins de 250 cavalos, e 5990 cc de cilindrada, este veículo composto por um corpo tractor e um atrelado, não necessita de "bloquear" as lagartas como noutros veículos para curvar, apenas necessitando de se "torcer" para curvar. Esta fórmula interessante, conseguiu grandes resultados em situações extremas, e foi por isso adoptada. O veículo não pode ser considerado como " algo com um reboque", porque a unidade rebocada faz parte da dinãmica do conjunto,proporcionando tracção e direcção.
" Mamâ: Tens a certeza que o GPS disse que este é o caminho para a escola?"...
Todo o conjunto pode ser desmontado para transporte, embora possa, devido aos seus " apenas" 7400 KG de peso ser transportado integralmente por um helicóptero Chinook. Um Merlin, como os da Força Aérea Portuguesa, pode transportar uma das "metades", facilmente desacoplada em 15 minutos.
A carroçaria é fabricada em Telford, nas Midlands em Inglaterra, e o resto do veículo é então montado na fábrica Hagglunds AB, em Ornskolsvik, na Suécia. As primeiras unidades deste veículo viram acção no Afganistão, pelas mãos dos Marines Ingleses. Equipados com forte blindagem, uma Metrelhadora Browning 12.7, e várias 7.62, além de granadas, este veículo não é lá muito bom de ser encontrado por algum opositor menos esclarecido.
Podendo transportar oito homens, ou no seu lugar equipamento ou armas como peças de artilharia ou morteiros, este Viking foi testado durante um ano nos glaciares da Noruega, e outro ano em Oman, em pleno Deserto.
Os protestos dos agricultores sobre os excedentes de leite estavam a ficar fora de controlo...
O preço das portagens na ponte, obrigava cada vez mais as pessoas a escolherem bem o seu próximo veículo...
A empresa de armamento BAE Systems, espara que este veículo ainda esteja em produção até 2023, e no activo até bem próximo de 2050. Por essa altura, já poderemos andar com uma bengala a bordo e um comprado em segunda mão na Feira da Ladra. Até lá, Apreciemos este magnífico veículo pensado para vencer obstáculos, sejam eles políticos, climatéricos... ou simplesmente terrenos.
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