Sunday 17 January 2010

Um bilhete para uma nova Vida : Um AEC Regal Português restaurado!

Final da viagem. Entre entulho num baldio. Por pouco tempo... ( Foto colocada em "Autocarros em Português" por um participante, que deu origem ao interesse no seu restauro. )


Até aos dias de hoje, o termo " restaurar autocarros", era apenas utilizado por grandes empresas rodoviárias, ou por ínfimos grupos de pessoas interessadas nesta temática, normalmente ex-profissionais do sector e meia dúzia de entusiastas.

Para a maioria das pessoas, esta actividade era mesmo algo escusado, e incompreensível tantas eram as questões colocadas: Como encontrar um autocarro clássico ? Como classificar um autocarro pelo seu valor? Com recuperá-lo? Onde guardá-lo durante e após o restauro? O que fazer com um autocarro restaurado? Como mantê-lo, e se possível patrociná-lo? Como contornar as dificuldades técnicas de um veículo desta natureza?

A todas estas perguntas e mais algumas, o site referência do restauro dos autocarros em Língua portuguesa " Autocarros em Português" tem vindo a responder ao longo do seu primeiro ano de existência. Criado pela mesma equipa do Sala das Máquinas em 2008, o site reune especialistas, empresários, técnicos e entusiastas deste tipo de veículos espalhados por todo o Mundo de Língua portuguesa. Aos poucos, o interesse em preservar autocarros clássicos começa a aumentar, e como resultado começam a aparecer unidades restauradas por particulares em Portugal.



A caminho de uma nova viagem na sua carreira... O primeiro AEC Regal restaurado por um particular em Portugal! ( Foto João Faria )



João Faria, adquiriu este AEC Regal Singledecker Halfcab dos anos 50 abandonado num baldio, outrora pertencente à lisboeta CARRIS, tendo passado os últimos anos ao serviço de uma Junta de Freguesia antes de ter sido estacionado num local ermo e começado a sua deterioração. Portugal começa a ter um importante espólio de veículos de transporte de passageiros recuperados, e caminha-se a passos largos para uma dinamização deste sector dos clássicos em que poucos acreditavam e classificavam de pouco interessante.


"É possível."- Venha a estrada e o aplauso da população... ( Foto: João Faria )


Um autocarro clássico a circular numa rua, transforma imediatamente a paisagem e transporta-nos para outras épocas de um modo que mais nenhum veículo é capaz de fazer. Um automóvel clássico, apela ás memórias de quem o possuíu. Um Autocarro clássico , apela às memórias de comunidades inteiras! De cidades inteiras. De países inteiros! Pensem num AEC Doubledecker encarnado, e de que país se lembram imediatamente? É isso mesmo...
Quando pessoas que nunca ligaram muito a isto dos clássicos, nos vêm tocar no braço a dizer que se lembram de ter andado "num destes", sabemos que o nosso tempo e dinheiro foi bem empregue.

Da próxima vez que vir um autocarro abandonado, sei que o verá com outros olhos...

Mais promenores sobre este restauro, numa das próximas edições da revista " Topos & Clássicos", ou visite e participe no portal dedicado ao Autocarro Clássico e ás novidades da Indústria em

1 comment:

Unknown said...

Claro que agora, o restauro resume-se a um autocarro à venda por 80 mil euros!!!!!!