Sunday 10 January 2010

Que carro é este?




Este é um veiculo em chassis tubular, com motor V8 Turbo em posição central, coberto por uma carroçaria de materiais compósitos fabricada nos Estados Unidos. Porém, tenho quase a certeza que a maioria de nós imediatamente pensa na palavra " Carocha" para responder à pergunta acima.
Isto é um fenómeno curioso: A marca e o modelo de um veículo, pelos vistos não está associada à mecânica ou ao fabricante, mas sim à sua forma . Mesmo sem vermos o que está lá por dentro, na nossa cabeça está já assente a ideia de que é de facto " um Carocha". E contra isto não podemos lutar.



Há sempre depois os "técnicos" que amavelmente nos vêm informar, esperneando a dizer que não é um Carocha por A,B ou C, mas todas as pessoas a quem a foto continua a ser mostrada, continuam a responder que " É um carocha", quando perguntados sobre que carro é este. Apesar de apenas ter uma maçaneta ( meramente decorativa ) do modelo original. Ninguém vai responder " oh, isto é um modelo artesanal com chassis tubular feito na Flórida". Não. Respondem " ...É um carocha".



Isto são más notícias para a brigada dos parafusinhos da matrícula de origem . Para a "polícia" do betume. Aparentemente, já nem é preciso , como outrora, cometer o pecado de instalar uma ou outra peça que não coincida com o ano ou com a marca do modelo, para lhe ser "levantado um auto". Agora basta apenas ter " o formato" para imediatamente ser colocado no mesmo saco de um split dos anos 50 restaurado durante anos ao promenor. Todo o conceito de clássico está mais uma vez baralhado para voltar a dar. Ninguém sabe onde começa a fronteira e acaba, o que só vem dar mais oportunidades para surgirem mais entusiastas e não tornar o Mundo dos clássicos numa elite.



Quantos de nós preferiam ver um destes num encontro, em vez de filas intermináveis de "originais"...

1 comment:

Anonymous said...

É um carocha! ;)
E tendo um V8 Turbo só pode ser um Carocha dos bons... lol