Sunday 20 December 2009

A Eletricidade "não me convence"...



Esta é a frase "eleita" para ser mais rapidamente proferida por quem quer ter a sua opinião sobre a tracção elétrica. Não "convence"porque temos sempre ao virar da esquina uma bomba de combustível, ainda por cima com uma simpática moçoila a atender. Assim, nunca pensamos duas vezes antes de abastecer o nosso Renault Clio acerca dos benefícios da Electricidade como meio de propulsão. Basta pegar na carteira e pagar. Pronto. Quero lá saber da Electricidade para alguma coisa...





" Se a Electricidade acaba de repente no meio de nenhures, depois quero ver"...


É verdade: Porque a Electricidade como meio de propulsão ainda não encontra grande simpatia por parte do público, o desenvolvimento de meios de recarga e da própria tecnologia das baterias estagnou. A tracção elétrica existe desde o Séc.XIX, e mesmo nomes como Porsche começaram
as suas carreiras construíndo veículos de tracção elétrica.





O sentimento de que ter "líquido" no depósito de combustível é mais palpável e fiável do que ter Electricidade, algo que não conseguimos ver e que apenas podemos monitorizar com um indicador no tablier, contribui para essa "sensação": Mas o que acontece por exemplo com os Laptops, ferramentas sem fio, Câmaras fotográficas ou com rádio-transmissores? Quando a carga acaba, simpesmente retiramos uma e colocamos outra. Sem pensar sequer nisso.
O problema, actualmente, está precisamente em não haverem "cargas" que se possam simplesmente substituir facilmente em viagem. É um facto, que não podemos ,para já, utilizar um veículo elétrico para grandes deslocações entre cidades. Mas para uma utilização puramente citadina, começam a haver postos de recarga gratúitos por todo o lado, e a muitos dos utilizadores de carros elétricos é-lhes possível recarregar o seu veículo no local de trabalho durante as horas de serviço.



Vantagens imediatas do veículo elétrico:

A melhor altura para começar a optar por um veículo elétrico,curiosamente, não é no Futuro, quando a tecnologia ja estiver generalizada. É HOJE! Hoje, podemos usufruir de locais gratúitos de estacionamento e de recarga, e o "chefe" lá no trabalho fechará os olhos quando utilizarmos uma tomada para recarregar o nosso veículo. No Futuro, se calhar, quando toda a gente começar a andar de veículo elétrico,acabarão as "benesses" e os estacionamentos gratuítos e passarão a ser veículos como outros quaisquer. O momento para começar a usufruir do Veículo elétrico é HOJE.
Hoje, podemos passar por umas bombas e rir descaradamente do assalto generalizado ás nossas carteiras por um litro de combustível. Cada dia que passa, sobe um cêntimo ( Pence, no meu caso...) Qual de nós é capaz de negar a extrema raiva que sente quando tem de ir a uma bomba abastecer e vê aquels preços de que não pode escapar? O Veículo elétrico é sobretudo uma vingança suprema e um pontapé no traseiro das petrolíferas que engordam milhôes todos os dias á custa do automobilista.
O motor elétrico possui um rendimento muito superior ao de um motor de combustão interna,não precisa de óleo e apenas gasta energia quando se move. Consegue mesmo recarregar as baterias em descidas ou em desaceleração.





Desvantagens do veículo elétrico


Claro que as há. Os Ferrari têm desvantagens. Os Autocarros têm desvantagens. Os Helicópteros têm desvantagens. O Veículo elétrico tem desvantagens. Tais como o seu exorbitante preço de aquisição e preço dos sobressalentes como as baterias. A sua pouca autonomia. Perfeito para ir para o trabalho e às compras, mas pouco mais. Por enquanto. A sua velocidade. Embora existam já puros desportivos como o TESLA, o veículo elétrico é inerentemente vagaroso por motivos de economia e de peso. A produção de electricidade para estes veículos, continua a ser de origem fóssil, produzida em centrais nucleares ou térmicas. As baterias ão produzidas com metais pesados e contêm àcido venenoso difícil de reciclar. Chamar "verde" a esta tecnologia, é por enquanto arriscado.

O Futuro da tracção elétrica

Quer queiramos,quer não, quer sejamos "convencidos" ou não acerca da tracção elétrica, ela veio para ficar. Quanto mais depressa nos apercebermos disso e abraçarmos esta forma de propulsão ,aprendendo e tirando partido dela, melhor para nós. Praticamente todos os fabricantes de carros trabalham para apresentar modelos elétricos, mesmo marcas impensáveis como a Land Rover , a Porsche ou a Morgan. Os aviões elétricos são uma realidade, com o Yuneec, a obter certificação de vôo nos EUA, e depois, certamente, pelo Mundo fora. As motas elétricas são já aos milhôes,proporcionando mobilidade a preços que é fartar de rir. A Renault pensa já colocar à venda o seu Kangoo elétrico, esperando atingir a meta audaciosa dos três milhões de unidades vendidas já em 2014.



A tracção elétrica vêm aí, e para a Eletricidade como tracção nos "convencer" basta passar em frente de uma bomba de combustível e ver o tamanho do nosso sorriso. De 20 Euros por semana a praticamente zero, a velocidade de aceitação dos veículos elétricos é enorme e imbatível...

No comments: