
Muitos de nós, que sempre nos interessámos por estas coisas da aviação, sempre desconfiámos que de facto o Spitfire fosse um avião excepcional. Mas é necessário viver em Inglaterra para perceber o impacto e a devoção que esta máquina , mais do que um simples avião, possui entre as pessoas. Não é para menos: Temos a agradecer a este aparelho, simplesmente o facto de não ter permitido a invasão das forças do terceiro Reich nas ilhas britânicas. Sim, foi este aviãozito com as asas terminadas em bico que tal e qual como um guerreiro da idade média saíu em campo em desvantagem numérica,de lança afiada contra o invasor .Celebremos então o "Spit", como um dos maiores fenómenos da História da Humanidade.
Interior do Cockpit do Spitfire.Além de lidar com estes " manómetros " todos, ainda tinham de dar umas fogachadas nos Messerchmidts...Não sei se é por os meus putos terem frequentado a mesma escola primária que Sir Reginald Mitchell, o engenheiro responsável pelo Spitfire, se é por morar a poucos quarteirões da casa onde nasceu aquele que viria a ingressar na fábrica Supermarine , para produzir os diabólicos caças de motor V12 com 27 000 cc de cilindrada, e 1700 cavalos, mas de facto o Spitfire é algo a que socialmente não posso fugir. Onde quer que vá, o culto do avião que salvou Inglaterra, lutando até mais não poder na batalha de Inglaterra contra a Luftwaffe, em maior número e com aviões mais potentes ( O Messerchmidt 109 tinha 39 000 cc, e o Focke Wulf 190 42 000 cc! ), encontra-se por toda a parte. As livrarias e serviços públicos ostentam imagens de Spitfires, e mesmo a Biblioteca central tem um modelo REAL no átrio do edifício.
Um MK V, com a sua hélice de cinco pás. ( Foto net )Falar sobre o desenvolvimento do Spitfire, seria uma tarefa fastidiosa. Nas suas 17 versões fabricadas ao longo dos anos, a fuselagem foi sendo aperfeiçoada pelos técnicos da Supermarine, enquanto os engenheiros da Rolls Royce iam retirando mais e mais cavalos do motor Merlin. Necessário para empurrar as tres toneladas de peso até cerca de 500 KM por hora.
Uma das fábricas do Spitfire, em Castle Combe.( Foto Net)O que importa reter, é o esforço de toda uma nação para produzir uma máquina que fizesse frente a um podeiro militar e a uma máquina de guerra fortíssima e eficaz que eram as forças do terceiro Reich, utilizando toda a imaginação e capacidade de improviso ao alcance. O Spitfire foi essa máquina!

Reginald Mitchell não chegou a ver o início do conflito...( 1895-1937)
Com fábricas espalhadas por Inglaterra, desde Southampton, Birmingham,Derby,Crewe ou Leeds, o Spitfire continuou sempre o seu desenvolvimento, mesmo debaixo de bombardeamento, sendo desenvolvido em instalações portuárias e agrícolas para não levantar suspeitas. Um dos grandes aperfeiçoamentos do Spit, foi a criação de uma hélice de passo variável em metal, para substituir a de madeira de passo fixo. Graças a isto consegui uma menor distância de descolagem e uma maior velocidade em combate.
27000 centímetros cúbicos, 12 cilindros em V e 1700 cavalos. Senhoras e senhores, eis o Rolls-Royce Merlin.Quero um destes!A introdução do sistema IFF ( Identification friend or foe) retirou cerca de 2 milhas por hora na velocidade de ponta, mas permitia identificar nos radares britânicos, que não se tratava de um avião nazi.
A criação de pedais com duas posições, permitia o piloto colocar-se numa posição mais horizontal, e operar os pedais colocados numa posição mais elevada. Com isto, conseguia resistir a mais 1G . A zona da carlinga foi reforçada a partir dos modelos MK II.
A 15 de Setembro de 1940,Inglaterra acordou com 114 bombardeiros da Luftwaffe a dirigirem-se à toda para as ilhas, acompanhados de outras centenas de caças: O resto é História. Auxiliados por Hurricanes,também propulsionados por motores Merlin, os pilotos ingleses varreram dos céus grande parte dos atacantes, embora também sofrendo pesadas baixas. Hitler decidiu entretanto ir atacar a Rússia...
O sucesso do spitfire, fica para sempre devido não apenas ao esforço de pilotos, da Supermarine, e da Rolls-Royce, mas também a toda a nação inglesa, que se recusou a deixar pisar pela máquina de guerra Nazi. O spitfire foi a enxada que o povo brandiu em desespero contra o invasor, e surpreendentemente venceu. E não podemos de deixar de respeitar e apreciar o Spitfire por isso.


1 comment:
E é bonito um país que não esquece o esforço de guerra cometido pelos pais e avôs...
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