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Imaginem um grupo de engenheiros maçados, sem ter nada para fazer , num Pais inundado com mais de cem marcas de automóveis nacionais, a coçarem a cabeça sem saber o que inventar.
Um deles deve ter passado por um dos extensos terminais ferroviários de Inglaterra, e terá exclamado: " Porque é que não criamos um veículo próprio para deslocar cargas pesadas em pequenos percursos, com uma brecagem estupidamente eficaz e ampla, capaz de inverter o sentido de marcha numa área equivalente ao seu comprimento?
Seria útil para movimentar cargas entre composições, ou para entregas dentro da cidade...
Mais ou menos, foi esta a idéia que presidiu ao aparecimento do triciclo de carga Scamell. Esta empresa, surgida ainda no Sec.XIX foi uma das pioneiras do transporte pesado de mercadorias no Reino Unido, e toda a sua História está pejada de grandes sucessos no capítulo dos veículos de carga.
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Este exemplar que aqui trago hoje, pintado nas cores dos caminhos de ferro ingleses nos anos 40, pertenceu contudo à Royal Air Force, que o vendeu em 2000 em hasta pública. O Veículo nunca tinha sido matriculado, por isso , apesar de ter mais de sessenta anos, é considerado "novo".
A sua velocidade máxima é de 50 Km por hora, mas com três toneladas no "lombo". O motor fica situado por debaixo do assento do condutor, mas é bastante desmultiplicado por uma caixa de velocidades "de tractor".
O barulho de " Vespa a gasóleo com escape de rendimento" ( ?), faz-nos sorrir e puxar do telemóvel para registar o momento. E pensar que de facto isto dos veículos clássicos vai muito, mas muito mais além do que aquilo a que estamos habituados a ver.
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