Thursday 20 March 2008

Scamell- Uma máquina curiosa!


Imaginem um grupo de engenheiros maçados, sem ter nada para fazer , num Pais inundado com mais de cem marcas de automóveis nacionais, a coçarem a cabeça sem saber o que inventar.

Um deles deve ter passado por um dos extensos terminais ferroviários de Inglaterra, e terá exclamado: " Porque é que não criamos um veículo próprio para deslocar cargas pesadas em pequenos percursos, com uma brecagem estupidamente eficaz e ampla, capaz de inverter o sentido de marcha numa área equivalente ao seu comprimento?
Seria útil para movimentar cargas entre composições, ou para entregas dentro da cidade...

Mais ou menos, foi esta a idéia que presidiu ao aparecimento do triciclo de carga Scamell. Esta empresa, surgida ainda no Sec.XIX foi uma das pioneiras do transporte pesado de mercadorias no Reino Unido, e toda a sua História está pejada de grandes sucessos no capítulo dos veículos de carga.




Este exemplar que aqui trago hoje, pintado nas cores dos caminhos de ferro ingleses nos anos 40, pertenceu contudo à Royal Air Force, que o vendeu em 2000 em hasta pública. O Veículo nunca tinha sido matriculado, por isso , apesar de ter mais de sessenta anos, é considerado "novo".


A sua velocidade máxima é de 50 Km por hora, mas com três toneladas no "lombo". O motor fica situado por debaixo do assento do condutor, mas é bastante desmultiplicado por uma caixa de velocidades "de tractor".

O barulho de " Vespa a gasóleo com escape de rendimento" ( ?), faz-nos sorrir e puxar do telemóvel para registar o momento. E pensar que de facto isto dos veículos clássicos vai muito, mas muito mais além do que aquilo a que estamos habituados a ver.








No comments: