Sunday 16 March 2008

Autotesting-Vamos desenvolver esta modalidade!



Muitos encaram o "Autotesting",( ou as "perícias", em linguagem nacional) como um mero acto de fazer uns piões com um MINI todo descascado à volta de uns "pimenteiros". Por isso, esta modalidade não é encarada como algo "sério", no meio automobilístico.

Nada mais injusto e errado.

O "Autotesting" é uma modalidade que privilegia a perícia do condutor, em vez da velocidade. Esta é uma modalidade que , com fracos recursos, permite o acesso ao desporto automóvel por qualquer um de nós, e proporciona momentos de grande entertenimento e adrenalina tanto para pilotos como público.

O "autotesting",graças á suas características, não precisa de espaços próprios como autódromos ou troços, e pode ser praticado em pequenos recintos, mesmo cobertos,parques de hipermercados, parques de estacionamento,ou ruas fechadas ao transito.

Esta modalidade consiste em efectuar um número restrito de manobras cronometradas, em que a perícia e mesmo a memória dos pilotos são postas duramente à prova. As classes variam consoante a dimensão e potência dos motores, embora a classe dos "Minis" seja a preferida por permitir melhor mobilidade.

Qualquer tipo de carro pode ser utilizado em "Autotesting", desde Minis,Fiestas,Anglias,MGs, Corsas,Ax,Buggies,ou protótipos construidos de raiz. Os encontros e provas demonstrativas realizam-se em terrenos relvados, mais "suaves " para as transmissões e para as suspensões, embora as provas oficiais sejam praticadas em asfalto.

Desde os 14 anos de idade que se pode começar a praticar esta modalidade federada, e grandes nomes do mundo automóvel como O saudoso Colin Mcrae, ou Stig Blomqvist começaram as suas fulgurantes carreiras com esta modesta e acessível disciplina do automobilismo.

Interessa, é não sobrecarregar,como de costume, esta acessibilidade com federações, regulamentos, inscrições,taxas, blablabla, que os "engravatadinhos" gostam de criar para justificarem os tachos e matarem a iniciativa das pessoas. Em Inglaterra, basta uma inscrição na Net, uma prova de aferição...e ala, toca a ir arranjar um "carrito" para surpreender as multidões desejosas de ver-nos a evoluir aos fins de semana junto a um centro comercial, ou numa rua central fechada ao trânsito.

Outra função desta modalidade, é uma função social. Graças a estes abundantes encontros e provas locais, os "putos da Vasco da Gama" podem despejar a sua testoesterona e provar que de facto têm "mãozinhas" de um modo perfeitamente seguro e legal, sem terem de andar a matar inocentes nas auto-estradas e zonas industriais. E ainda são imensamente aplaudidos!

Mas isto é só a minha opinião, o que é que eu percebo disto...

No comments: