Tuesday 9 March 2010

A bordo de um Mig 15!


Falar sobre um Mig 15, um caça russo que raramente vimos e que já "passou do prazo", pode parecer perda de tempo. Mas e que tal encontrar um ainda activo e a voar ? Esta aeronave desempenhou um papel importante e faz parte indelével da História da Aviação, e a que nenhum entusiasta pode ficar indiferente. Saiba mais sobre o Caça a jacto com 60 anos cujo último aparelho apenas foi retirado de serviço activo em 2005.
" Cá para fora do Hangar, que hoje está solinho e trabalha-se melhor..." ( Por favor empurrar depois para dentro com a Ford Transit)



Desenhado por Artem Mikoyan e Mikhail Gurevitch em 1945, como um caça interceptor de grande altitude, o primeiro protótipo voou em 1946 tendo poucos anos depois sido "estreado" com grande sucesso na guerra da Coreia. Bastante equivalente ao americano F86 Sabre, este pequeno caça russo debateu-se de igual para igual nos céus da Coreia. Cerca de 12000 Mig 15 foram construídos na antiga URSS, e mais cerca de 6000 sob licença em países estrangeiros, elevando o seu total para 18000 unidades tornando-o no caça mais popular de sempre. Uma espécie de "carocha" dos aviões a jacto.





O projecto do Mig 15 esteve inicialmente parado por falta de motores adequados, mas a oferta de 22 motores "Nene" pela inglesa Rolls-Royce ,possibilitou à URSS o arranque da construção do primeiro caça soviético de grande sucesso da era a jacto. Posteriormante, os Mig 15 de produção puderam ser equipados com um motor soviético Klimov VK1, construído tendo como base o Rolls- Royce britânico. O último Mig 15 apenas foi retirado do serviço activo em 2005, pela Força Aérea Albanesa.





Hoje o Sala das Máquinas teve a oportunidade de contactar pela primeira vez com este ícone dos céus em Leicestershire, para onde voou vindo de um coleccionador particular polaco, que o adquiriu à Força Aérea daquele país. O piloto inglês Bob " Robbo" Eardley foi buscá-lo próximo de Katowice, na Polónia e sobrevoou a Europa até Inglaterra. Este exemplar foi fabricado na antiga Checoslováquia em 1968, e cedido em 1972 à Siły Powietrzne Rzeczypospolitej Polskiej, por outras palavras, a Força Aérea polaca.Estes aviões podem ser voados com licença de pilotagem PPL, embora precisem de algumas horas de treino no tipo . Uma "warbird license".


A subida a bordo dá-se por uns degraus embutidos na fuselagem, que engenhosamente se "escondem" quando retiramos o pé. Ao entrar para o "Cockpit, existe um cómodo "pisa-pés" que evita que pisemos o banco. O interior é espaçoso, e praticamente idêntico ao F-86 Sabre. O "acelerador" ( Throttle) está posicionado à esquerda, e incorpora a PTT ( Push to Talk ) Os travões no solo são accionados por uma manete tipo "bicicleta" no manche, e este pareceu-me um pouco "alto". Não dá para descansar o punho sobre a perna em vôo. Mas talvez com o fato de vôo e todo o equipamento seja diferente.


Tradutor precisa-se...


Os instrumentos estão todos escritos em russo, embora os valores e o formato dos instrumentos sejam facilmente identificáveis. Está prevista a aplicação de autocolantes com inscrições em Língua inglesa para facilitar o uso por pilotos ingleses. Sim, este Mig está operacional e vai voltar aos céus. E o sala das máquinas estará por perto quando isso acontecer.


-------------------------------------------------------------------

Ficha técnica

Mikoyan-Gulverich Mig 15
Ano: 1968
Motor : Klimov VK1
Comprimento: 10 metros, 11 cm
Envergadura: 10 metros, 08 cm
Peso Bruto: 3580 Kg
Velocidade Máx: 1075 Km/h

1 comment:

Arthur Jr said...

excelentes fotos