Friday 17 April 2009

Fieseler Storch já voa!


Independentemente da ideologia reinante, os alemães sempre atiraram na nossa direcção máquinas extremamente competentes ,surpreendentes versáteis. Todos conhecemos o sucesso Mundial do Carocha ,por exemplo. A capacidade técnica que os alemães em tempo de guerra, deu água pela barba aos meus anfitriões ingleses, e não fosse o meu vizinho Mitchell com os seus Spitfires e a coragem sobre-humana da RAF, hoje poderia muito bem estar em Manchesterwald, ou os Doubledeckers de Londonfurt serem Mercedes.

O Fieseler Storch ( Cegonha), era um avião de transporte robusto e versátil, que permitia aterrar e descolar num campo de Futebol. Deu muito jeito a muito oficial Nazi para se pôr ao fresco quando as coisas apertavam, e mesmo a Mussolini, que fugiu num quando tudo deu para o torto. ( Mas foi apanhado dias mais tarde...)

Mike Silva, e um dos poucos Storch ainda sobreviventes no Mundo

Este exemplar aqui mostrado, contudo, é um "falso" Storch, e iniciou a sua vida em 1945 como um modelo francês Moranne Saulnier MS 502. Embora com fuselagem Fieseler alemâ, foi equipado com componentes franceses e motor radial. Foi utilizado pela Força Aérea Francesa no pós guerra para rebocar planadores, e perdeu a sua autorização para voar em 1951, e desde então tem servido para peças,guardado em barracões aqui e ali. O esforço do seu particular, conseguiu devolver o seu motor original "Argus", e autorização para uso civil pela CAA inglesa. A pintura foi escolhida de acordo com o último esquadrão activo Storch da Luftwaffe.

Peter Holloway, o proprietário e Piloto, garante que é actualmente o "Storch" melhor recuperado mundialmente, e o vôo do passado dia 11, mostrou isso mesmo. Tudo funciona na perfeição, e está tudo pronto para a época de shows de 2009.

Não se trata de demonstrar apreço por uma ideologia monstruosa, na forma de um aparelho militar de um regime opressor. Inglaterra teve também o seu equivalente, na forma do competente Westland Lysander, que colocava e retirava espiões em território inimigo pela calada da noite. O Fieseler Storch é uma parte importante da História que merece ser preservada. Quanto mais não seja , para lembrar continuamente de que não foi há tanto tempo assim que a intolerância e procura demente pelo Poder levaram o Mundo por terrenos que o Homem nunca deverá jamais esquecer.

Este é mais um exemplo de que o apreço pelas máquinas não deve parar no consensual e no fácil, mas experimentar percorrer os caminhos mais impensáveis. O resultado está à vista, um exemplar clássico restaurado em condições de vôo para a porterioridade.

1 comment:

Unknown said...

Realmente um belo avião,mas sempre identifiquei esses aviões pelo barulho robusto que fazem ao sobrevoarem baixo e a poucos metros dos telhados,um dos aviões que gosto imenso e que já aqui foi falado e o spitfire,nada como acordar com o valente som dos seus motores,um beijo doce....