Sunday 7 December 2008

Autocarros: O primeiro portal em português

Visite http://www.autocarrospt.ning.com/. O primeiro portal sobre autocarros clássicos em Portugal.


Experimentem clicar no Google em "Autocarros" e " Português", e apenas vos aparecerá uma ou outra entrada de um ou outro post colocado num dos inumeros sites sobre clássicos,que amavelmente disponibilizam espaços na sua "frame", para o debate de vertentes " menos" importantes do Mundo dos clássicos.
Existem tembém diversos entusiastas, que mantêm os seus blogs dedicados ao assunto, mas náo existe verdadeiramente um local onde todos os interessados possam debater e falar entre si, frequentado por especialistas e conhecedores, profissionais , entusiastas e media . O sala das máquinas,por exemplo, já abordou vezes sem conta o assunto dos autocarros, mas o seu ambito é de tal forma vasto, que náo poderia ser debatido em exclusivo aqui.
Os nossos amigos brasileiros,por exemplo, já se aperceberam da importancia Historica dos autocarros, e já dispôem de sites especializados para falar de " Ônibus". Em todo o Mundo, as pessoas já compreenderam que é necessário salvar o que resta. Portugal precisa de se organizar também.

Parece haver até, uma especie de "pudor", em debater o assunto do autocarro clássico, mas é compreensível: Um autocarro sempre foi sinónimo de transporte para quem não conseguia adquirir um automóvel. Mais ainda, um autocarro clássico hoje em dia, é sinónimo de um esforço feito por alguma empresa que ainda respeita o património de outrora, e contam-se pelos dedos os exemplares restaurados em Portugal.


Resumidamente, "Autocarros clássicos" , é uma frase para descrever um mero acto nostálgico de olhar para fotos de autocarros desaparecidos perante a fúria dos sucateiros. Os únicos potenciais interessados em autocarros clássicos em Portugal de momento.


Pois tenho más notícias para vocês, amigos de desperdício no bolso, e cabelos cheios de massa,para quem um Bentley ou um AX valem apenas pelo peso que marcam na balança: Pelo Mundo inteiro, existe já um movimento em crescimento de admiradores de autocarros, que possuem algumas respostas e soluções para "velhos do Restelo", e cada vez mais existe uma consciência global de que algo tem de ser feito para resguardar estes grandiosos pedaços de História industrial e social do esquecimento.


Por isso, em breve terão de voltar às máquinas de lavar e aos fogareiros para derreter para o " ferro". E Citroens AX. Que muito têm em comum com máquinas de lavar.Cada vez mais ,a nível europeu e mundial, as empresas percebem que os autocarros podem ser uma mais valia comercial , e os apoios vão surgindo. A conta-gotas, mas vão surgindo.
É claro que náo é facil recuperar um autocarro. Conforma não o é, recuperar uma moto. A "desculpa" de sempre, mais esfarrapada do que uma camisola de um adepto da equipa contrária, é o do "Espaço". " Ah, e tal, um autocarro ocupa muito espaço..."
Mas no estrangeiro, o espaço também não abunda e é caro! Mas recupera-se autocarros! Então qual é o truque? O truque, são as empresas que disponibilizam esse espaço em troca de publicidade na lateral dos autocarros,por exemplo! Ou cobram um valor perfeitamente aceitável de parque. Ou ainda, são seduzidas a utilizar o autocarro para eventos comerciais ou sociais da empresa.
Há muitas formas de dar a volta ao texto. O restauro de autocarros não é para toda a gente, mas também náo é um "Bicho de sete cabeças".
É preciso aproveitar o momento, e reunirmo-nos em volta do interesse de preservar e manter autocarros clássicos. Para que nunca mais olhemos para uma foto, e julguemos que aquelas autocarros em que andámos quando eramos putos, desapareceram para sempre.


Não desaparecereram. Apenas decidimos esquecermo-nos deles...


Visiste o primeiro portal português sobre autocarros em http://www.autocarrospt.ning.com/

Registe-se e participe. Nem que seja com as suas memórias de passageiro. Não existe português que não tenha andado num AEC,por exemplo.

3 comments:

goooooood girl said...

i like your blog......

Wilson said...

O portal http://www.transportes-xxi.net tem uma área específica para autocarros.

Já agora, uma utilização útil dum clássico:

Autocarro Bar, Aveiro
http://www.flickr.com/photos/rifer/354875255/

mcs said...

Mas isso ja sabemos. Ha inumeras " areas" e " secções " para autocarros espalhados por esses foruns todos. Um portal actualizado diariamente em exclusivo sobre o assunto, parece-me que não.

Já fui ver. Parabéns. Tenho saudades daqueles autocarros de dois andares de Lisboa.