Saturday 20 December 2008

Terrafugia Transition: O carro voador?

Brigada de trânsito mais à frente? Ora,carrega-se num botão e...

O tema do carro voador, é um dos que mais fascina o Homem desde a criação do Automóvel. A possibilidade de,de repente, nos podermos elevar nos céus perante um engarrafamento, deixando o comum dos mortais a lidar com a inferioridade de quem tem apenas a Terra para circular, é um sonho que tem deixado muita gente sem dormir, por esse Mundo fora.


Mais próximo do conceito, e de ser colocado em produção já no próximo ano, o norte-americano ( como habitualmente) Terrafugia, promete ser uma aposta coerente e interessante neste novo nicho de mercado. Com um preço estimado de $ 127.000, e uma autonomia em vôo de 460 Milhas, equipado com um motor Rotax de 100 Cavalos e um depósito de 60 Litros, o Transition já começou os testes de vôo na fábrica em Woburn, no Massachussets.


A ideia, é simples e já não é nova. Nos anos cinquenta, a empresa Aerocar, também americana,produziu um modelo em que as asas eram retiradas e transportadas num reboque: Sair de casa, ir por estrada até a um campo de aviação, descolar, aterrar num aérodromo próximo do destino, e seguir por estrada até ao local escolhido. Os fabricantes, garantem que com as asas dobradas, o Transition pode ser guardado numa garagem convencional.


Com uma caução de 6500 Libras,pode já encomendar o seu Transition...


O veículo ( Autovião? Aerocarro? Aeromóvel?...) já é legal nos EUA, e aguarda homologação para o Reino Unido. Será preciso, obviamente, deter uma licença de pilotagem além de uma carta de condução,para poder operar o Terrafugia.

3 comments:

fernando barella said...

Já cá não estarei para ver engarrafamentos no céu e porradas nos cruzamentos no meu bairro,mas que vai ser divertido,vai... principalmente porque as oficinas são cá em baixo.BOM NATAL e FELIZ 2009 com muita proza.

fernando barella said...

Já cá não estarei para ver engarrafamentos no céu e toques á entrada das rotundas mas que vai ser giro vai...principalmente porque as oficinas são cá em baixo.BOM NATAL e FELIZ 2009 com muita proza.

mariam [Maria Martins] said...

... não nos temos visitado!
Felicidades e Afectos nesta quadra Natalícia, prolongando-se por todo o ano 2009, são os meus votos.

um abraço
:)
mariam