(Bilingual text. See below. )
Wednesday, 31 December 2008
Um bom ano novo para todos os visitantes do Sala das Máquinas
(Bilingual text. See below. )
Friday, 26 December 2008
Helicópteros feitos nas traseiras!
Mas perseguir o ideal de construir uma máquina, em que nos temos de lá pôr dentro, e que pretende elevar-se nos céus utilizando basicamente uma faca rotativa por cima das nossas cabeças, é algo que me custa a deglutir e a assimilar.
Só quem nunca andou num helicóptero, desconhece o extremo cálculo e engenharia envolvidos, em tornar minimamente seguro o vôo num destes aparelhos. Mesmo construídos por empresas líder mundial do sector, bem sabemos como por vezes, estas extraordinárias máquinas vêem por aí abaixo, voando como um frigorífico. Mesmo o peso dos passageiros e do combustível, tem influência no planeamento do vôo.
Contudo, estas máquinas que aqui vos trago hoje, fazem tábua rasa de tudo isto, e constroem fuselagens em AÇO, com motores de ferro fundido! O fabrico de pás do rotor principal, utilizando tecnologia de ponta, capaz de suportar velocidades angulares no extremo das pás próximas da velocidade do som, pode pelos vistos ser facilmente substituído por uma qualquer folha de chapa cortada a rebarbadora no fundo do quintal.
Uma dupla de agricultores vietnamita, tenta há anos que o governo autorize uma série de testes para um helicóptero produzido numa oficina de tractores, onde uma equipa de engenheiros se dirigiu para efectuar uma vistoria á aeronave. Construída pelo processo de tentativa-erro, a margem para engano é excessivamente alta, e não é possivel ninguém assinar por baixo, para permitir testar semelhante coisa. Dotado de um motor de camião russo, com pouco menos de 300 cavalos, o helicóptero de AÇO, já efectuou testes de vôo estacionário, mesmo contra ordens expressas do governo, o que valeu uma ida a tribunal aos dois sócios.
Demonstração para o " Sala das máquinas"? Hmmm. não, obrigadinho... Não se incomodem...
Na Nigéria, restos de um Toyota e de motos, foram utilizados por um estudante Nigeriano para elevar um "protótipo " a cerca de trinta metros de altura, em vôo estacionário. Este "modelo",possui mesmo câmara de vídeo para auxiliar nas aterragens, e foi financiado por pequenas remunerações relativas a reparações que o estudante , Mubarak Mohammed faz em telemóveis e eléctrodomésticos.
O sonho comanda a vida, é certo. Temos de respeitar estas tentativas e sonhos destas pessoas. A ingenuidade e a vontade fazem avançar a Ciência.Mas não me apanham dentro de um destes, tenham lá paciência...
Saturday, 20 December 2008
Terrafugia Transition: O carro voador?
Com uma caução de 6500 Libras,pode já encomendar o seu Transition...
Saturday, 13 December 2008
Cars that nobody wants
A picture that worths a thousand words...or pounds.
Sunday, 7 December 2008
Autocarros: O primeiro portal em português
Tuesday, 2 December 2008
Vinte anos com um pão-de-forma!
Eis a História em imagens, de vinte anos de convivência com um pão-de-forma. ( Perua para os meus amigos brasileiros, Kombi ou transporter. ) As fotos perderam alguma qualidade, durante o processo de "scanning".
1987: A foto mais antiga que tenho. Tirada por Pedro Caiado na zona do Fanqueiro,Cruz de Pau. Pintada a pincel, e sem seguro. Inspecções não havia. Tinhamos ido actuar na nossa banda rock a um clube recreativo. A frase " Pá: queres uma carrinha toda pôdre para tirares peças?", antecedeu a minha posse deste veículo...que uma semana depois já estava na estrada com uma bateria emprestada, e os buracos tapados com fibra e jornais... Hmmm! A carta ainda a estava a tirar...
1988: Pintura geral: Preparar,lixar,raspar,isolar,e pintar...meio dia! Estrada com ela. Cor: Dyrup Dysint 553.( em cima do banco da frente) Ali estou eu com dezoito aninhos... O " danger" foi escrito com tape. Já estava a adivinhar qual seria a minha próxima linguagem...
1992: A minha "quadrilha" da Força Aérea. Não me lembro que está lá dentro. Ainda vou " para os copos" com alguns destes "maçarros"... Mesmo que tenham sido OPinfs, e OPcarts e MMAs. ( linguagem militar,não liguem...) Aqui , preparávamo-nos para ir para a "piscina de cabos", após um da de instrução .
2000- Casar,mudar de casa,comprar móveis e cortinados...e a pão-de-forma á chuva debaixo de uma capa, com os putos apartir os vidros, e a Câmara Municipal a rebocar como "Veículo abandonado." ( Olhem para este artigo, seus cabeças de mula!) Isto lá parece que está abandonado?
Perdi amor a uns trocos, e mandei-a para uma estufa preparar e pintar. Vi estas cores num documentário sobre a Kombi, e gostei. Quero lá saber que não era a côr original! Acham-me com cara de conservador de museu?
2002: Primeiro encontro que frequentei com a "Pão-de-forma" já completamente restaurada. O final de oito anos de trabalho. Nunca tinha ido a um encontro de carochas com ela. Algumas coisas ainda por fazer, e o farolim da matrícula traseira, é de um BMW 520,para desenrascar. Como algum "técnico" fez o favor de me alertar... não há como o portuga para pôr defeitos...
Como reconhecimento do nível do meu trabalho, o principal concessionário da Capital, convidou-me a expôr a minha "Pão-de-forma" no salão principal,entre os carrinhos novinhos em folha.
Durante mais de uma década, lutei contra tudo e contra todos para recuperar um veículo comercial do estado de sucata,e conseguir trazê-lo para dentro de um stand. Fiz o percurso inverso. "Showroom condition",como dizem os ingleses. Este foi um feito de que muito me orgulho, e que de certa forma ditou o meu envolvimento com a cena automóvel mundial. Deixei o meu país para perseguir o sonho automóvel em Inglaterra e no resto do Mundo.
Bem hajam a todos aqueles que passam por semelhantes dificuldades, e rodeados de pessoas que insistem em dizer que não vão ser capazes. A todos os FDP que sempre me criaram obstáculos,me deitaram abaixo, me meteram em tribunal, não quiseram aceitar boleia da " carrinha do peixe" e etc e tal, o meu muito obrigado. Se não tivesse tanta raiva de voces, se calhar não tinha conseguido...
Corram atrás dos vossos objectivos!