Escotilha que dá acesso à ponte de comando do U534 ( Todas as fotos Mike Silva)
Hoje o Sala das Máquinas faz anos! Que tema abordar aqui no aniversário de um espaço cujo propósito é falar sobre máquinas que povoam os nossos sonhos? Estivémos a bordo de um dos apenas quatro U-boats alemâes da Segunda-Guerra Mundial existentes no Mundo !
Texto e fotos: Mike Silva
O submarino U-534 encontrava-se silencioso no fundo do Mar da costa dinamarquesa, quando o Almirante Doenitz ordenou que todos os submarinos se deviam render às 0800 do dia 5 de Maio de 1945.
Dano na traseira, possivelmente durante o afundamento
Porém, o comandante Herbert Nollau, um jovem de 26 anos, decidiu ignorar esta ordem e até hoje ninguém sabe porquê. Ninguém sabe o que trazia a bordo, nem para onde se dirigia. Seriam diamentes? Seriam oficiais Nazis em fuga após terem perdido a guerrra? Nollau apesar de muito novo já comandava o U534 desde 1942, juntamente com a sua tripulação de jovens acabados de saír da escola secundária.
A "tôrre" restaurada do U534. O capitão Nollau formou-se em 1936 durante os jogos olímpicos de Berlim, e foi autorizado a usar o símbolo olímpico no seu submarino.( A inscrição U534 pertence a um cartaz no exterior e não ao submarino)
Porém, um bombardeiro Liberator localizou-o junto à ilha de Anholt, e atingiu-o com diversas cargas de profundidade. O afundamento foi muito lento, o que permitiu praticamente a toda a tripulação escapar com Vida. Mesmo os cinco marinheiros que foram arrastados para o fundo do Mar na sala de torpedos, conseguiram escapar a 67 metros de profundidade , com um Kit de emergência. Apenas dois tripulantes morreram a caminho do Hospital.
Guia descoberto a bordo ,em bom estado ,das silhouetas dos navios ingleses, para ajudar na identificação!
O U534 esteve com paradeiro desaparecido durante quase 40 anos, mas em 1986 o mergulhador dinamarquês Aage Jensen localizou o navio, e falou com o milionário Karsten Ree para financiar a operação de resgate. O governo alemão, apesar de o submarino não ser considerado um túmulo de guerra, opôs-se à idéia, mas acabaria por aceitar a remoção. Alguns dos membros da tipulação original foram convidados pela equipa de operações a testemunhar o resgate, juntamente com ...a tripulação do Liberator que os afundou!
Em Agosto de 1993 o U534 foi finalmente trazido à superfície. Mas...para onde o levar? Durante a Segunda Guerra mundial, o Porto de Merseyside, junto a Liverpool era um dos locais mais concorridos pelos comboios de mantimentos, e um dos locais onde os U-boat facilmente faziam as suas presas. O museu Historic Warships de Birkenhead aceitou ficar com o navio, mas infelizmente devido a problemas financeiros faliu em 2006. O Futuro do U534 ficou novamente em perigo, quando...um operador de travessias Ferry entre as duas margens decidiu ficar com o histórico submarino!
Um dos motores "Daimler Benz" com 2200 cavalos.
Devido ao seu peso , não pôde ser transportado por estrada, e por isso foi cortado em cinco secções, tendo sido trazido por barcaças para o local onde se encontra. O corte do submarino foi feito utilizando tecnologia de ponta, e GPS! Todo o navio pode ser novamente reposto conforme o original. Uma das secções voltou mesmo a ser soldada, e a organização desafia os visitantes a descobrir a zona onde as duas partes voltaram a ser reunidas! Eu não descobri...
Algumas das armas encontradas no interior do submarino
Esta foi a única forma de poder mostrar aos visitantes de uma forma segura, o interior de um raro U-boat, um dos apenas quatro existentes no Mundo! Desculpa-se portanto a "heresia". O corte em secções tornou-se necessário também para proceder à retirada de munições e explosivos ainda não detonados e espalhados pelo cavername, bem como à remoção de mais de 200 toneladas de salitre e lama incrustrado no seu interior.
Diversos compartimentos encontravam-se ainda selados, sem água, o que proporcionou achados de incalculável valor, em perfeito bom estado. Incluindo uma máquina de decifrar Enigma em perfeito estado de conservação ! Armas, bandeiras, garrafas, rádios, uniformes. Uma mais -valia para o espólio mundial de artefactos da Segunda Guerra Mundial. Todos os achados estão expostos numa sala construída de propósito junto ao submarino.
Uma rara "Enigma" encontrada em bom estado!
A vida a bordo
O U534 apenas dispunha de dois sanitários, sendo um deles utilizado como dispensa na primeira fase da viagem. Uma sanita para uma tipulação de 52 homens, onde a água escasseava. A Marinha alemâ distribuia frascos de colónia " 4711", para mascarar o mau-cheiro, mas o desespero era tanto que muitos dos marinheiros lavavam-se com água suja de lavar os pratos!
O U534 teve uma vida operacional relativamente resguardada, servindo de base meteorológica no Ártico, sendo apenas escalado para acções de Guerra em 1944.
Ao visitar este histórico e raro navio, situado num edifício construído de propósito para albergar todo o espólio encontrado no interior, temos uma lição de História que diversos anos de ler livros e frequentar cursos universitários nunca poderão colmatar. Uma visita impressionante e um contacto com a História recente da humanidade que não deixará ninguém indiferente.
" A única coisa que realemente me meteu Medo durante a Guerra foram os U-boat!" ( Wiston Churchill )
Ficha Técnica
U534
Construido por : Deutsche Werfit Hamburg
Entrada ao serviço : 23 Dezembro 1942
Afundado em : 5 Maio de 1945
Resgatado em : 23 Agosto de 1993
Tipo : IXC longo alcance U boat
Esquadra : 33a frotilha Flensburg
Profundidade : 200 metros
Comprimento : 76 metros
Largura : 6 metros
Motores : 2x Daimler Benz Diesel de 2200 cavalos cada
1 Motor elétrico Siemens de 1000 cavalos
Vel. Superf. : 18.25 Nós
Vel. Submerg. : 7.25 Nós
Cap. Combust. : 214 toneladas Diesel
Raio de acção : 63 Milhas ( Submerso )
11.400 Milhas ( À superfície)
Deslocação : 1144 ( Superfície)
1247 ( Submergido )
Onde visitar este famoso U-Boat?
U-Boat Story
Woodside Ferry Terminal
Birkenhead,Merseyside
CH41 6DU
Se vive em Inglaterra ou vai viajar para Liverpool ou arredores, considere contribuir com a sua visita para manter este incalculável pedaço de história aberto ao público. Patente também no local uma réplica de um dos primeiros submarinos da História, o " Resurgam" construído na cidade!
3 comments:
Rendo-me...e rendo-lhe a justa homenagem. EXCELENTE TRABALHO!
Um abraço!
Bom dia Mike Silva. Na divulgação do meu blog vou descobrindo pelo caminho outros igualmente interessantes. Parabéns pelo trabalho sobre o tema, o meu é mais para a arte e barcos. Convido a ver a minha galeria e se poder divulgar pelos amigos agradeço.
Cumprimentos
Francisco
Obrigado Outono, pela amizade e pelo incentivo. Amgio Francisco, vou já visitar...
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