Monday 26 October 2009

Voar num Volkswagen!




Sim. Leram bem.



Além de propulsionar carrinhas do peixe ,Buggies e carochas, o pequeno motor de quatro cilindros opostos faz valer as suas credenciais nos céus. Ao longo dos tempos, este motor tem sido utilizado em praticamente tudo o que precise de ser locomovido,desde barcos a veículos ferroviários, debulhadoras Klaas e motocultivadores, ou moto-bombas Metz.


Nos anos oitenta, o Aeroclube de Portugal tinha um Evans Volksplane VP1, que era propulsionado por um motor Volkswagen 1200. Não sei o que aconteceu a essa aeronave ( CS-XAA), mas o sonho de um dia poder reencontar um avião que fosse propulsionado pelo barulho de "cafeteira cheia de pregos ferrugentos" de um motor Carocha,nunca esmoreceu.




"Este motor voa"! Uma frase a poder ser utilizada quando se fala de um motor de Carocha...



Eis-me aqui hoje, no meio de Inglaterra central, num ex-aerodromo da segunda guerra mundial, com um aparelho bilugar de fabrico françês, um Fournier RF4. Tecnicamente, um moto-planador. Um avião na sua essência, semelhante em tudo na sua operação, mas com uma categoria que o insere nos "planadores", com todas as vantagens de poder operar a partir de outras infrastruturas e com custos legais e de manutenção muito mais acessíveis.







Mal pude acreditar quando o motor arrancou: O "platplatplatplat" mais comum de se ouvir num carocha 1200, ali estava propulsionando uma hélice Hartzell. Com um "check-list" de apenas dez items, estávamos prontos para voar. Taxiar em relva "downwind"neste aparelho, é um exercício de sorrir de orelha a orelha. Alí está o "nosso" propulsor de sempre, mantido com a precisão e rigidez aeronáutica. As velas do motor, são fornecidas por uma empresa americana de aeronáutica, e o motor possui dois sistemas de ignição separados a funcionar em simultâneo. O motor de arranque foi reposicionado para funcionar sobre o motor, e as "cabeças " do motor funcionam " ao léu", sem aquelas blindagens caracteristicas do carocha. Os escapes saem directamente para a atmosfera, sem passar por panelas ou silenciadores. Durante as aproximações á pista, perdendo altitude, é necessário acelerar de vez em quando para não arrefecerem repentinamente.


A operação desta aeronave, é como se podia esperar, lenta mas a inspirar bastante confiança. Graças aos modernos instrumentos de Aviação, pensamos estar a bordo de algo mais "potente". Não precisa de grande corrida para descolar, graças à extrema área alar de planador. É espantoso como um avião tão simples, possui trem de aterragem retráctil, ( operado por uma alavanca do lado direito) o que diminui o arrasto em vôo. É apenas durante a fase de atingir altitude suficiente,cerca de 2500-3000 pés, que percebemos estar a bordo de um "carocha". Tal como uma subida íngreme, o " carocha" derrete-se para ganhar altitude. Dez minutos! Não vale a pena tentar subir mais depressa,porque senão o ponteiro da velocidade do ar diminui drasticamente. E em termos aeronáuticos, isto são más notícias para manter um avião no ar. É portanto ver o altímetro a subir muito devagarinho, e relaxar. Aos nossos pés, um "platplatplat" nervoso e impaciente, precisa de alguma habituação, mas descansamos quando sabemos que isto é de facto, um planador. Podemos seguramente aterrar com ele desligado. Uma vez atingido o tecto de operação, e utilizando as suas características como planador, o vôo é suave e com uma resposta surpreendente. O motor pode agora descansar, apenas com pequenas acelerações para manter a temperatura constante. E para perceber se o motor não "foi abaixo",porque não se ouve com o vento a bater na fuselagem.





Descolando em versão " Carocha power"...



Graças à monstruosa difusão deste tipo de propulsor, a manutenção é algo para rir face aos custos de manutenção de outras aeronaves. Com uma fuselagem de tela e madeira, voar num Carocha pode muito bem ser " A Aviação do Povo". Volksplane. Se não houvesse já um chamado assim, era um nome interessante para esta aeronave.

É dificil pilotar e fotografar, por isso, preciso de um fotógrafo para tirar umas fotos lá em cima. Sabem onde me encontrar...


Pictures kindly taken by Louise Walsh. Thank you Brian for the opportunity. Nice plane!

3 comments:

Miguel Brito said...

A perfeição existe: ir para o Céu a ouvir bater as válvulas de um carocha! Assim se mostra como o motor do carocha anda acima dos outros...

MS said...

Um motor que não para de surpreender.
Quando quiser experimentar,já sabe, está disponível...Cumprimentos.

OUTONO said...

Quem diria????

um abraço!