Thursday 18 September 2008

Pérola industrial ás portas de Lisboa

No meio da floresta de cimento, um oásis...



Inacreditavelmente, ás portas de Lisboa numa zona sob forte ataque da especulação imobiliária, alguém teve a coragem e o conhecimento suficiente para salvar dos sucateiros e dos Bulldozers um dos últimos testemunhos industriais do séc.XIX. A fábrica da Pólvora de Vale Milhaços. E no caminho, a única máquina a vapor Joseph Farcot em funcionamento na Europa.



Texto e Fotos: Mike Silva em Portugal

Não tendo vocação para fazer "caminhada indoor" ( i.e. meter-me dentro de centros comerciais), pois não conseguiria lidar com o facto de estar num dos maiores da Europa ( São sempre os maiores da Europa, estes novos centros comerciais mamarrachos que fazem por aí...), eis que perco o meu tempo a descobrir locais e assuntos que realmente nos poderão colocar na vanguarda de qualquer coisa sem ser em lojas de telemóveis.

Indicado por um amigo de um amigo, eis-me em plena margem sul, embrenhado numa faixa de eucaliptal que estranhamente sobrevive ao ataque da selva de cimento. A razão, é que lá dentro se encontra um dos últimos vestígios industriais da nossa História, uma fábrica de pólvora onde os edifícios, ferramentas e maquinaria ainda se encontram preservados e em funcionamento.


A jóia destas instalações, é a gigantesca máquina a vapor Joseph Farcot, produzida em França em 1900, e que se encontra em perfeitas condições de funcionamento, graças à carolice de um ex-funcionário,Francisco Moura,e ao Ecomuseu Municipal do Seixal, que se recusaram deixar morrer este importante testemunho industrial.

Observar esta máquina, que ocupa um edifício de dois andares, é algo que mexe com os nervos. Apenas consegui ver umas imagens gravadas em telemóvel sobre o seu funcionamento, e acredito ser puro nirvana mecânico: Não será todos os dias que poderemos observar uma roda de quatro metros de diâmetro ser empurrada por uma máquina a vapor do tamanho de um autocarro, e que vomita bocados de carvão mal queimado por uma chaminé em alvenaria.

Uma autentica " Sala das máquinas!"

Toda o dispositivo está instalado numa extensa área arborizada, que deverá ser alvo de uma requalificação. Tenho visitado locais semelhantes por esse Mundo fora, mesmo em Inglaterra onde existe uma forte tradição industrial, e o que vi em Vale de Milhaços não fica nada a dever a esses locais em matéria de interesse , componente turística e dimensão. Um must.

Esperemos que este espaço esteja brevemente disponível ao público, que poderá optar por trazer a família a um local aprazível e bucólico, mesmo ao pé dos grandes mamarrachos incrustrados de lojas de telemóveis e roupas caras.

( Para os interessados em obter mais informações sobre este local, deverão contactar o Ecomuseu Municipal do Seixal)




2 comments:

Miguel Brito said...

Felizmente não é o único lugar desses... Há também a Fábrica da Pólvora de Barcarena, também às portas de Lisboa, mas para o outro lado...
E aí persistem também grandes máquinas, em circuito visitável.

MS said...

Boa sugestão. Um belo local também.