Tuesday 22 July 2008

A morte do carro a gasolina

Na senda da Audi: O novo protótipo Diesel da Peugeot


Não há maneira de colocar isto de outra forma...O carro a gasolina tem os dias contados.



Os exemplos da nossa dependência do petróleo nunca foram tão violentos e tão high profile como nos dias que correm. Algures,alguém se lembrou de brincar com as torneiras dos poços de petróleo, e de assistir,com um sorriso desdentado sob uma barba hirsuta, debaixo do Sol do médio oriente, como o todo o Mundo sufoca debaixo da dificuldade de aceder ao Ouro Negro.

Sabemos que ao acordar, teremos que pagar mais um cêntimo ou outro na bomba quando formos abastecer, e apesar da OPEP ter baixado uns trocos no preço do barril de petróleo, alguns governos fazem-se de desentendidos, chegando mesmo a subir mais uns centimozitos,para a malta não estranhar. Outros governos, interessados quiça em tirar algum lume das costas, baixam MEIO cêntimo por litro, embora isto me pareça ser gozar com as pessoas. Num depósito cheio, o ganho será de trinta cêntimos...

Resumindo, as pessoas estão fartas de andar a sustentar burros a pão de ló, e se pudessem largavam ainda hoje mesmo essa porcaria dos carros, mas acontece que a sociedade desenvolveu-se de um modo em que as pessoas necessitam do automóvel para se locomoverem. Ficar sem carro é como ficar sem sapatos. O Diesel tornou-se então no último reduto para uma motorização económica.

O Diesel sempre permite uma maior economia , mesmo em países como Inglaterra onde o preço por litro é superior ao da gasolina. Pode ser mais caro, mas gasta menos por cem quilómetros percorridos, mercê da sua menor rotação. Para ajudar à festa, desde que a AUDI apareceu em Le Mans com o seu bólide Diesel, que mais ninguém teve direito a levantar o troféu ,guiando um carro a gasolina. E um fabricante de tractores do centro de Inglaterra, produziu um veículo que bateu o record do mundo de velocidade com motor Diesel, com o seu JCB Maxx.

Mas isto já nós sabíamos. A novidade, é que a breve trecho o motor a gasolina irá desaparecer pura e simplesmente do mercado. É dificil de acreditar, mas é a tendência natural da evolução. Lembram-se de como há uns anos todos diziamos que seria ridículo o motor de dois tempos desaparecer?

As motos, provavelmente, serão os últimos modelos a ser comercializados com motores onde é preciso uma "velinha" para incendiar a mistura. Mas também não deve custar nada colocar um Diesel numa moto, embora a designação "CBR 1100 TDI "seja por ora algo estranha. Basta um dos grandes nomes se lembrar, e toda a indústria seguirá atrás.

Mesmo o sector da aviação que utiliza motores de piston, já recorre a motores Diesel para equipar alguns modelos. A tecnologia Diesel encontra-se desenvolvida a um ponto, que já permite ultrapassar o potencial de potência de um motor equivalente a gasolina. É uma questão de tempo até que o Diesel esteja generalizado entre os motores de combustão interna. Metam na cabeça, que os vossos filhos irão olhar para um carro a gasolina com espanto e admiração, e não tardará muito...











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