Monday 24 May 2010

Um TIR polémico! Exclusivo Sala das Máquinas



O Sala das Máquinas foi autorizado a visitar a pista de testes de um controverso camião de mercadorias no Reino Unido, não autorizado a circular .Fotos exclusivas do protótipo em teste!

Texto e fotos : Mike Silva em Inglaterra

A Austrália já há muito que utiliza os "Road Trucks": Conjuntos articulados de três, quatro ou mais atrelados, que rentabilizam o transporte por todo o território australiano, muitas vezes atravessando o extenso "Outback", o deserto interior de grande extensão.

Contudo , noutros países, a legalidade e a funcionalidade de veículos de tão grande dimensão, apresentam condicionantes que pôem em causa a sua utilização. Circular na via pública com um veículo com 25 metros de comprimento, dividido em três partes, em vias urbanas e estradas que não foram concebidas para tão extenso veículo tem levantado muito debate e controvérsia.

A empresa criadora do veículo, apresenta como justificação legal, o facto de , em eventual avaria, os reboques de assistência poderem rebocar um camião " normal" da TIR, com atrelado, e nessas circunstâncias realmente se constituir num grupo circulante de três veículos . A interpretação da VOSA, o organismo que tutela os veículos e operadores no Reino Unido é diferente, e no dia previsto para o teste do extenso camião , a autoridade fez deslocar para o local um imponente dsipositivo policial e técnico para impedir o uso do camião na via pública. Os documentos fornecidos pelas autoridades, bem como o seu parecer no local estão a ajudar a desenvolver o protótipo, qe entretanto não para de efectuar testes e formar motoristas numa pista especial.
.


Associações de transportes rodoviários e ferróviários insistem que a empresa de Lincoln está a ignorar a Lei e a opinião pública, mas a empresa que produziu o protótipo refere que apenas está a explorar a ambiguidade na Lei, e a empurrar o progresso. Todos sabemos que o progresso nunca foi sereno. Se este tipo de camião será ou não o Futuro do transporte rodoviário por estrada ou não, teremos de descobrir dentro de uns anos. Certeza porém, é que jamais veremos um no Bairro Alto...

No comments: