Sunday 18 October 2009

Voar de planador!

O pára-quedas é uma imposição legal. Nem tempo teria de o abrir...


"É como um avião, mas sem motor"- pensei. Como estava enganado! Não há nada de " avião" em ser atado a um cabo de aço com 950 metros puxado por um motor Scania, que atira um planador para cima como se fosse um papagaio de papel a 150 KM por hora quase a pique! Como se fosse uma fisga!Impressionante. Tentar tirar uma foto de um planador a descolar é um exercício difícil: Após um sonoro " Stang!" a aeronave é catapultada para o ar em menos de dois segundos! E só já a apanhamos "na foto" a algumas dezenas de pés de altitude...

Uma vista melhor do que estar dentro de um centro comercial. E mais barata!


Depois da "explosão" debaixo da fuselagem, que anuncia o desprendimento do cabo, eis que nos restam cerca de cinco minutos de vôo sobre a paisagem inglesa de um verde estonteante. Apenas o " VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV" do vento a bater nas asas e na carlinga de plástico transparente. Nada de motores e comunicações rádio. Nada de avisos à torre sobre aproximações, ou sobre outro tráfego. Apenas as leis da Física, e o engenho humano. A aterragem dá-se com um deslizar suave sobre a relva, seguida de um "empurrão" com a ajuda de um tractor até ao local de uma próxima largada. E de uma chávena de chá, ou não estivéssemos em Inglaterra.


Um puxão forte até aos 1000 pés de altitude...em seis segundos!


Não admira que entre os adeptos incondicionais do vôo em planador estejam pilotos militares e de linha aérea. Um mero vôo de cinco minutos, é o suficiente para ficarmos presos para toda a Vida. Fâs incondicionais de um modo indelével. "Se nunca experimentou voar num planador, você nunca experimentou voar". -Assino por baixo.
Acabou-se o que era doce...O piloto de testes do Sala das Máquinas a regressar à sua dimensão terrena...

1 comment:

Miguel Brito said...

Interessante: o "homem das máquinas" sem motor...
É um momento "boomerang", para mais tarde recordar: vai, mas volta. Quanto mais lenta a queda, mais dura o prazer.
Bons voos!