Monday 22 June 2009

Tornado: A locomotiva a vapor made in 2008!

Dezoito anos para fabricar! Uma locomotiva a vapor novínha em folha!




O que fazer quando por engano destruímos todos os exemplares disponíveis de um modelo de locomotiva a vapor obsoleto que já não interessava a ninguém na era "moderna" da tracção Diesel?

Simples: Vamos a um caixote cheio de papéis abandonado num armazém e reconstruímos uma nova, de raiz,utilizando os planos originais. Só em Inglaterra! Iniciada a sua construção em 1990, só a 29 de Julho de 2008 foi lançada aos carris, após quase 60 anos do último exemplar ter sido construído.

Demorando dezoito anos a ser construída, com todas as peças fabricadas manualmente, e com um custo total de 3 milhões de Libras, suportados por empresas , particulares e entusiastas, a Peppercorn Tornado efectuou o seu primeiro transporte de passageiros em Janeiro de 2009, atingindo a velocidade de 121 Km por hora. "Pepercorn", deriva do nome do seu desenhador Arthur Pepercorn, cuja viúva viajou no passeio inaugural com o principe Carlos e Camilla a bordo.


Chegada a Newcastle-Upon-Tyne numa das viagens turísticas agora disponíveis...




Embora recorrendo aos planos originais, a construção desta locomotiva utilizou naturalmente a ajuda de desenho computorizado, e corte de peças a laser.Está naturalmente preparada para fazer face à legislação actual ferroviária , e possui mesmo GPS. É actualmente a locomotiva a vapor mais rápida do Reino Unido, capaz de atingir 160KM por hora, embora esteja legalmente limitada a apenas 90. Nos seus tempos de serviço, esta locomotiva tinha como missão puxar composições de 15 carruagens, ou 550 toneladas.

Com a designação numero 60163, imediatamente após o último modelo a ser construido em 1949 ( 60162), esta locomotiva irá fazer percursos turísticos por Inglaterra, e lentamente pagar a dívida de 800 000 Libras ainda restantes do projecto. Viva o engenho e a vontade humana que mais do que não deixar perecer estes importantes testemunhos industriais, vai mais além e chega mesmo a recriá-los. Impressionante.

1 comment:

mariam [Maria Martins] said...

Mike,

Fantásticas, estas novidades! o revivalismo.. também nas 'máquinas'
Na moda, acontece muito, agora nas máquinas... :)

Tenho estado a ler os infra, engraçado, gosto muito de aqui vir, onde temas que raramente me interessavam, agora os vejo com 'outros olhos' . Obrigada .

Deixo uma mão-cheia de cerejas e o meu sorriso :)
mariam

nota:já estava com saudades deste 'Universo' tão especial... mas tive alguns problemas informáticos rsrs