"É como um avião, mas sem motor"- pensei. Como estava enganado! Não há nada de " avião" em ser atado a um cabo de aço com 950 metros puxado por um motor Scania, que atira um planador para cima como se fosse um papagaio de papel a 150 KM por hora quase a pique! Como se fosse uma fisga!Impressionante. Tentar tirar uma foto de um planador a descolar é um exercício difícil: Após um sonoro " Stang!" a aeronave é catapultada para o ar em menos de dois segundos! E só já a apanhamos "na foto" a algumas dezenas de pés de altitude...
Depois da "explosão" debaixo da fuselagem, que anuncia o desprendimento do cabo, eis que nos restam cerca de cinco minutos de vôo sobre a paisagem inglesa de um verde estonteante. Apenas o " VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV" do vento a bater nas asas e na carlinga de plástico transparente. Nada de motores e comunicações rádio. Nada de avisos à torre sobre aproximações, ou sobre outro tráfego. Apenas as leis da Física, e o engenho humano. A aterragem dá-se com um deslizar suave sobre a relva, seguida de um "empurrão" com a ajuda de um tractor até ao local de uma próxima largada. E de uma chávena de chá, ou não estivéssemos em Inglaterra.
Não admira que entre os adeptos incondicionais do vôo em planador estejam pilotos militares e de linha aérea. Um mero vôo de cinco minutos, é o suficiente para ficarmos presos para toda a Vida. Fâs incondicionais de um modo indelével. "Se nunca experimentou voar num planador, você nunca experimentou voar". -Assino por baixo.
Acabou-se o que era doce...O piloto de testes do Sala das Máquinas a regressar à sua dimensão terrena...
1 comment:
Interessante: o "homem das máquinas" sem motor...
É um momento "boomerang", para mais tarde recordar: vai, mas volta. Quanto mais lenta a queda, mais dura o prazer.
Bons voos!
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