Em 17 Março de 1907, o navio SS Suevic emitia um pedido de socorro ao largo da costa da Cornualha ( Cornwall):456 passageiros e tripulação encontravam-se prestes a naufragar devido a ondulação forte e ventos ciclónicos Force Gale 5.
Este, foi o maior resgate realizado pelo Royal National Lifeboat Institute, uma espécie de "bombeiros voluntários do Mar". Maioritáriamente operado por voluntários , e mantido apenas por contribuições particulares e de empresas, esta organização britânica criada em 1824 já salvou de morte certa cerca de 137000 pessoas. Idealizada por Sir William Hillary, um natural da ilha de Man preocupado com a crescente sinistralidade ao largo da sua belha ilha situada entre a Irlanda e a Inglaterra. Tendo de início recebido pouco apoio do Almirantado Britânico, foi somente em 1824 que Sir William conseguiu, com a ajuda de filantropos londrinos criar finalmente as primeiras equipas destinadas ao socorro no Mar.
Sim! Aquele tractor vai entrar dentro do Mar, com água até á cabine e volta ...1000 cavalitos e um binário capaz de arrancar um pilar de uma ponte...
Com cerca de 230 estações espalhadas pelo território britânico, estes homens e maquinaria fazem do seu dia-a-dia um constante desafio ás forças da natureza. O sala das máquinas veio conhecer um pouco mais in loco, do equipamento utilizado por estes homens, que tratam o Mar por tu.
Fotos por Mike Silva,claro. Não são tiradas da net...
Sediado em Poole,Dorset, O RNLI conta com instalações do mais moderno que há no Mundo, incluindo uma piscina coberta, onde simulam naufrágios para as tripulações treinarem. Cada voluntário é eficazmente equipado e preparado para situações críticas e extremas, onde amíude a sua vida é colocada em risco.
Com cerca de 4600 tripulantes, sendo 300 mulheres, o RNLI dispoe de um orçamento anual de 130 Milhoes de Libras, que utiliza,por exemplo, para comprar todo o tipo de embarcações, desde pneumáticos com meia-dúzia de cavalos a lanchas á prova de tufões com vários milhares de cavalos.
Eis algumas imagens de uma operação corriqueira, algures na costa britânica.
No comments:
Post a Comment