Monday, 22 September 2008

Volvo Cross country...A génese

A traseira, mostrando os "telemóveis topo de gama" da altura... Ainda nós nos queixávamos dos Porty da Siemens...


Não propriamente sedutor, para levar a um jogo de golfe na Quinta ... O simbolo da marca, explica-nos talvez que isto será um carro "macho"...



Uma vez regressado ao País da paz de espírito, onde posso ir a uma bomba de combustível ou ouriversaria sem esperar a todo o momento que entre por ali adentro um bando de criminosos de caçadeira em riste, eis que não perco tempo em procurar algo que me faça parar de repente n meu caminho, e me obrigue a destapar a lente da objectiva.

Para muitos, Volvo 4x4 será sinónimo de um electrodoméstico concebido para transportar engravatadinhos desde o escritório das Amoreiras, para o andar em Oeiras. "Fora de estrada", será um conceito apenas utilizável nalgum parque de estacionamento de algum restaurante típico na região de Mafra. Algumas pedrinhas de gravilha, e uma berma mal desentupida, e haverá falatório embandeirado em arco segunda-feira no escritório. Pelo menos durante dois dias, a lavagem automática será um local a evitar, para justificar a opção de um 4x4.


Sim, trazia uma roulotte. E uma câmara de video, provavelmente...


No entanto, esta malta do país dos filmes porno já há algum tempo que anda nisto de fazer viaturas capazes de saír à rua quando o tempo não está do melhor, ou em países onde os governos têm mais do que fazer do que andar a fazer auto-estradas.
Por exemplo estes países têm a mania de fazer escolas altamente apetrechadas, e redes eficazes de transportes públicos e hospitais. Não são tão desenvolvidos e modernos como países repletos de centros comerciais e estádios.
Assim, o nosso amigo Sven, ou o nosso amigo Goran, sempre puderam contar com a marca que ostenta o símbolo masculino, para levar as nossas amigas Frida ou Inga para locais ermos com uma camara de video. Mesmo que as estradas estivessem num bolo, ou parecessem uma sabonária.

Eis um curioso modelo que encontrei há dias nas minhas deambulações pelo Reino Unido, construído em 1944, e utilizado pelo exército do país da neve como carro de comando. Todo o equipamento ainda se encontra presente, neste modelo de tracção as quatro que foi o antecessor do actual Cross-country.

Pertença de um entusiasta da marca da região de Manchester, este modelo é presença habitual em eventos no norte de Inglaterra, fazendo por vezes demonstrações. Porque isto dos clássicos, continuo a dizer até que a voz me doa, só faz sentido se pudermos usufruir deles. Caso contrário seríamos curadores de museus...

No comments: